quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Tempurá de sorvete

Tempurá de sorvete é um conjunto de palavras que remetem à felicidade. É uma fritura quentinha por fora, uma camada macia no meio e por dentro... sorvete! Achou bom? Ainda tem a calda de laranja para finalizar tudo. Agora sim ficou perfeito!

O fato é que tempurá de sorvete nunca foi a sobremesa mais barata do mundo. Então, por isso, é bem útil aprender a fazer e economizar uns trocadinhos. 

Veja a seguir. 

Ingredientes:

Pão de ló:
150g de açúcar refinado
150g de farinha de trigo sem fermento peneirada
5 ovos inteiros
Manteiga ou margarina somente para untar

Recheio:
370g de sorvete de baunilha¹

Tempurá:
150ml de água com gás gelada
60g de farinha de trigo
1 ovo

Crocante para empanar:
150g de cereal matinal de milho adoçado e triturado em pedaços médios

Calda:
150ml de suco de laranja
130g de açúcar refinado

Fritura:
Óleo vegetal q.b.

Modo de preparo: 

Prepare o pão de ló, batendo o açúcar e os ovos na batedeira. Utilize a velocidade baixa e deixe batendo de 10 a 15 minutos. Enquanto isso, cubra uma assadeira com papel manteiga e unte a superfície do papel com a manteiga ou margarina. Então, incorpore delicadamente a farinha peneirada ao açúcar e aos ovos batidos, mexendo levemente com o fouet. Disponha o pão de ló na assadeira e leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média de 150ºC. Deixe-o assando por cerca de 25 minutos e verifique se o pão de ló já perdeu o brilho e ficou macio - isso indica que ele está cozido. Retire do forno e deixe a temperatura amenizar. Divida o pão de ló em dois pedaços maiores e deixe algumas aparas separadas.  

Disponha o sorvete em cada um dos dois pedaços de pão de ló. Então, enrole o pão de ló de forma a esconder o sorvete, modelando em formato cilíndrico. Use as aparas do pão de ló para fechar as laterais do cilindro. Embale os dois cilindros de pão de ló com sorvete em papel alumínio e leve para congelar por 24 horas.

Para preparar a calda de laranja basta misturar o suco de laranja com o açúcar e levar para caramelizar em fogo baixo. Não há necessidade de mexer. Quando a calda estiver engrossando, desligue o fogo. Espere esfriar e coloque-a dentro de uma bisnaga. Reserve. 

Após 24 horas, prepare a massa do tempurá, misturando bem a água com gás, a farinha de trigo e o ovo. Em uma panela, aqueça bem o óleo vegetal. Então, tire o cilindro de pão de ló com sorvete do congelador, retire o papel alumínio dele e banhe toda a sua superfície com a massa de tempurá. Depois, empane bem com o cereal triturado. 

Mergulhe totalmente o tempurá de sorvete no óleo quente, deixando-o fritar sua superfície por cerca de 15 segundos. Retire-o do óleo, escorra-o e seque sua crosta com papel toalha. Corte em medalhões, disponha num recipiente e banhe com a calda de laranja. 

Sirva imediatamente!

Nessa hora é bom ser rápido, pois a crosta quente tende a esfriar e o sorvete gelado tende a derreter. Então, prove, deguste, aprecie, coma e se delicie!

E, com certeza, será um ótimo apetite!

E você, já comeu tempurá de sorvete?

(¹) Costuma ser vendido com o nome de 'sorvete de creme'.
Referências: Técnicas de confeitaria profissional, diaadia, sr white e acervo pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...