quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Quibe de forno


Quando se fala em comida do árabe, inevitavelmente associamos ao quibe (e também à esfiha). E quem não gosta de um quibe quentinho, fresquinho e bem preparado?

A palavra quibe é uma derivação do termo kubbeh, que se traduz na língua árabe como 'bola'.

O quibe é uma preparação típica do Oriente Médio e é considerado prato nacional de países como o Iraque, Líbano e Síria. Foram os imigrantes sírio-libaneses os responsáveis pela difusão do quibe no mundo.

O quibe é originalmente um bolinho de trigo sarraceno preparado com carne de carneiro, mas se popularizou no Brasil na versão com carne bovina. Esse prato costuma ser preparado com ervas, especialmente a hortelã, e modelado em formatos variados, sendo o mais comum o ovalado.

Esse prato costuma ser servido cru ou frito, porém, a receita do quibe que apresento hoje é assada¹ no forno, que é uma alternativa mais light (evitando o uso da gordura/óleo para fritura). 



Receita: 

Ingredientes:
500g de carne moída
250g de cebola picada
150g de trigo para quibe
5 dentes de alho
Pimenta do reino moída q.b.
Sal q.b.
Noz moscada q.b.
Hortelã q.b.
Azeite q.b para pincelar e untar a forma
Opcional: cream cheese

Modo de preparo: 
Hidrate o trigo para quibe e deixe-o de molho por uma hora. Escorra e esprema bem antes de utilizar.

Tempere a carne com alho, cebola, pimenta do reino, sal e noz moscada. Rasgue as folhas de hortelã e misture na carne temperada. Misture a carne moída com o trigo para quibe hidratado e espremido
Coloque uma folha de papel manteiga no fundo de uma assadeira e unte-a com azeite. Acrescente a massa de quibe na forma e pressione para fique bem formatado. Pincele a superfície com azeite e tampe-o com papel alumínio. 


Asse no forno em temperatura média. Quando a carne já estiver assada, retire o papel alumínio da parte superior da forma e deixe por mais 15 minutos no forno. Retire do forno, corte no formato que preferir e sirva com limão e folhas de hortelã frescas. 

Dica: Caso opte por utilizar o cream cheese ou outros recheios, coloque uma camada de quibe no fundo da forma, coloque o cream cheese sobre essa camada e cubra com outra camada de quibe. Então, siga demais os passos como indicado acima.

Bom apetite!


(¹) Sinie Kibe é o termo utilizado para designar o quibe ao forno que é recheado e feito em camadas.
 Referências: G1, Aos democratas, Livro Dona Benta e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...