quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Mojito

O mojito¹ é um drink refrescante e saboroso, à base de rum branco, limão e hortelã, que foi criado em Cuba, no século XVI, pelo almirante inglês Francis Drake.

Drake acrescentou folhas de hortelã ao rum, na tentativa de passar o enjoo dos marujos durante as viagens no mar. A bebida foi aperfeiçoada, chegando a receita que conhecemos atualmente. Hoje,o  mojito é  famoso não somente em Cuba, mas também em vários outros países.

A palavra mojito é o diminutivo da palavra mojo, que tanto pode simbolizar charme, encantamento ou feitiço, como também se refere a um tempero cubano usado para aromatizar pratos. Ainda há a possibilidade do termo mojito ser uma derivação de mojadito/mojado, que significa 'molhado' em espanhol.

Aprenda a preparar esse drink refrescante!

Ingredientes:
100ml de água com gás
20g de açúcar
4 gomos de limão tahiti (equivalente a 1/2 limão)
2 doses de rum branco
14 folhas de hortelã
Gelo q.b.
Açúcar extra para decorar o prato.

Modo de preparo: Esfregue um pouco de limão na borda do copo. Coloque açúcar em um prato e vire a boca do copo sobre o prato. Prepare o drink colocando as folhas de hortelã e os gomos de limão e macere². Adicione o rum e o açúcar e misture levemente. Acrescente a quantidade de gelo suficiente para encher o copo e, então, adicione a água com gás. 


Sirva imediatamente!

(¹) Mojito se pronuncia morrito.
(²) Não pique as folhas - apenas macere para que elas liberem seus óleos essenciais.
Referências: Livro lendas, histórias e curiosidades da gastronomia, papo de homem, bluesbrasil, bartenderfelipe e allrecipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...