quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Rolinhos de canela

Rolinhos de canela são rolinhos feitos a partir de uma massa de pão macia e que são recheados com uma pasta adocicada de sabor marcante de canela. Quentinhos, são uma ótima opção para o café da manhã e também para o lanche da tarde. Em temperatura ambiente ou gelados permanecem com suas principais características, ou seja, continuam saborosos e macios.  

Aprenda a fazer rolinhos de canela.

Ingredientes:
500g de farinha de trigo sem fermento
250ml de leite integral
75g de manteiga amolecida
2 ovos
15g de leite em pó integral
25g de açúcar refinado
10g de sal refinado
10g de fermento biológico seco instantâneo
Gemas para pincelar
Recheio:
100g de manteiga amolecida
80g-120g de açúcar refinado, demerara ou mascavo
7g-12g de canela em pó

Modo de preparo:
Para preparar a massa, misture a farinha de trigo com o sal e reserve. Em um bowl, misture o açúcar com o leite em pó, os ovos, o fermento e adicione também o leite integral. Depois, misture os 75g de manteiga amolecida e vá agregando aos poucos a farinha de trigo. Misture bem e quando a massa estiver soltando das paredes do recipiente, passe-a para uma bancada e sove-a. Trabalhe essa massa por cerca de 10 minutos, até que ela vire uma massa homogênea, lisa e elástica. Então, pegue um recipiente fundo e espaçoso e polvilhe-o com um pouco de farinha de trigo. Disponha a massa boleada lá e embale com filme de PVC. Guarde esse recipiente com a massa em um local escuro e deixe descansar por cerca de uma hora. 

Prepare a pasta de canela, que servirá como recheio. De forma simples, misture 100g de manteiga amolecida com o açúcar e a canela. 

Passado o tempo da primeira fermentação da massa, retire-a do recipiente, aperte-a levemente e a divida em dois pedaços. Estique cada um dos dois pedaços, abrindo-os com ajuda de um rolo de massa. Quando tiver formado dois retângulos, cubra os com o recheio de canela e depois enrole-os, apertando bem para que as pontas se unam. Depois,  corte cada um dos cilindros formados em várias fatias. Utilize uma faca bem afiada. Então, disponha os rolinho de canela nas assadeiras, deixando um espaço de cerca de 4cm entre cada rolinho.  Embale as assadeiras com filme de PVC e deixe os pães já modelados descansarem por mais 30 minutos, para que passem pela segunda fermentação e cresçam novamente. Feito isso, retire o filme de PVC e asse os rolinhos em forno pré-aquecido, em temperatura média de 160ºC, até que estejam levemente dourados.

Caso vá servir os rolinhos quentes, esse momento é a hora de degustar! Caso deseje-os em temperatura ambiente, os retire do forno e os deixe esfriando em uma grade, para que o ar possa circular - evitando que crie umidade na parte inferior dos rolinhos de canela.

Independente de comer quente ou frio, tenha um bom apetite!




Agora me diga, qual é o melhor acompanhamento para um delicioso rolinho de canela?

Referências: Olivieranquier, gastronomismo, Senac e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...