quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Panna cotta de capim santo

Panna cotta¹ é uma sobremesa italiana, típica da região do Piemonte (que fica ao norte da Itália). Apesar da receita ser atribuída ao italianos, é possível que um húngaro que a tenha criado.

Essa sobremesa lembra a textura de um pudim, porém com maior leveza. Costumeiramente é servido o creme bem firme (quase um pudim) com uma calda por cima. 

Apesar de seus ingredientes básicos serem o creme de leite, a gelatina, o açúcar e a baunilha², existe uma liberdade imensa para adicionar novos sabores à preparação, podendo ser licores, aguardente, vinho, especiarias, frutas, geleias, chocolate e muito mais. 

A seguir, conheça a panna cotta refrescante de capim santo.

Ingredientes:
400ml de creme de leite
120g de açúcar
100ml de água morna
60ml de água em temperatura ambiente
12g de gelatina em pó sem sabor
De 14 a 20 folhas de capim santo
Suco de dois limões
Raspas da casca de dois limões
Opcional: 25ml de vodka ou grappa

Calda:
200g de açúcar refinado
100ml de água
14 folhas de capim santo

Modo de preparo:
Dissolva a gelatina em pó em 100ml de água morna. Reserve. Bata as folhas de capim santo com os 60ml de água em temperatura ambiente e logo após, coe e reserve somente o líquido resultante. Em um bowl, misture o creme de leite, a gelatina dissolvida, o açúcar refinado, o suco de dois limões, as raspas da casca dos limões e o "suco" de capim santo (caso vá adicionar a vodka/grappa, misture junto com os demais ingredientes). Então, distribua o creme resultante em taças ou ramequins. Leve para a geladeira por cerca de uma hora.

Para preparar a calda basta colocar a água, o açúcar e as folhas de capim santo em uma panela e levar em fogo baixo até que vire um mel. Retire as folhas de capim santo e espere esfriar antes de utilizar.

Quando o creme da panna cotta estiver firme, desenforme-o e regue um pouco da calda sobre ele. No caso de ter colocado a panna cotta na taça, basta colocar um pouco da calda sobre a panna cotta e fazer a decoração como preferir.




Bom apetite!

Que outros ingredientes refrescantes você já utilizou em sobremesas?

(¹) Uma boa tradução para panna cotta seria 'nata cozida'.
(²) Dependendo do sabor escolhido, a baunilha acaba ficando de fora da preparação.
Referências: jornalalecrim e acervo pessoal.

3 comentários:

  1. Larinha tudo bem?! Neste final de semana fiz uma panna cota vegana que, no lugar do creme de leite, foi utilizado leite de coco e, no da gelatina, agar agar. Mas como foi uma receita que encontrei na internet acabou não dando muito certo, até pq tive que fazer uma pesquisa sobre qual a quantidade de agar agar a ser utilizada para substituir a gelatina. No final, acabou parecendo um sorvete que derretia todinho nos primeiros 3 segundos fora do freezer... consistência nenhuma de gelatina... Você saberia me dizer quais as medidas dos ingredientes a ser substituídos pra quê dê certo? E se o modo de preparo do agar agar (dissolução) é igual ao da gelatina?
    Adorei a calda de capim santo! Já quero fazer (também na versão vegana)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Moara! Tudo joia. Achei excelente a ideia de fazer a versão vegana. E já imagino como deve ficar bom com sabor de leite de coco. Sobre a sua dúvida, vamos lá: você utilizou o agar-agar em pó? Qual a quantidade usada? Pelo que sei, a proporção seria 12g de gelatina em pó ou 4g do agar-agar em pó. Sobre a dissolução do agar-agar, realmente é diferente da gelatina. Enquanto a gelatina a gente só hidrata com água fria (deixando hidratar por mais tempo) ou com água morninha (para acelerar o processo) , o agar-agar precisará ferver junto com a água, sendo ideal deixá-lo "cozinhar" até ficar com a textura viscosa. Isso levará cerca de três minutinhos.

      Espero que tenha ajudado! Um abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...