domingo, 21 de setembro de 2014

Creme de confeiteiro

Todo domingo ímpar (de 15 em 15 dias), o gastroempatia publica assuntos sugeridos pelos leitores. O texto de hoje é sobre creme de confeiteiro e foi sugerido pelo Eric Holanda. 

Creme de confeiteiro¹ é uma preparação clássica da cozinha francesa, que é conhecida e utilizada mundialmente. Pode ser definido como um creme doce e cozido, feito à base de leite, gemas, açúcar e um espessante, como o amido de milho ou a farinha de trigo. Esse creme está presente em diversos recheios, como em bolos, tortas, sonhos, bombas, além de pães e outros produtos.

Essa preparação é utilizada em diversas receitas, seja como creme básico com toque de baunilha ou com adição de outros ingredientes, que aromatizam e dão sabor e cor. Como exemplos desses ingredientes têm-se: licor, chocolate, café, doce de leite, merengue, raspas de laranja, gelatina, creme de amêndoas, manteiga, chantilly e etc.    

Ocorre também variação dentre os ingredientes básicos, como no exemplo da versão jovial e brasileira, que é feita com leite condensado². 

Para prepará-lo, é necessário respeitar as proporções, que resultará na textura, sabor, doçura e cor ideais.

Ingredientes: 
500ml de leite integral
125g de açúcar refinado
2 gemas
30g de amido de milho ou 50g de farinha de trigo
Baunilha q.b. (fava ou extrato natural)

Modo de preparo:
Misture 62g de açúcar ao leite e leve para ferver. Enquanto isso, disponha as gemas com o restante do açúcar em um bowl e os incorpore com auxílio de um fouet

Então, peneire o espessante (amido de milho ou farinha de trigo) sobre as gemas previamente batidas com o açúcar e misture. Adicione metade do leite quente adoçado sobre às gemas, misturando com um fouet durante o processo, até que fique homogêneo.

Agora transfira o conteúdo do bowl (gemas, açúcar, espessante e leite) para a panela em que está o restante do leite adoçado e misture. Acenda o fogo e leve o creme para ferver, misturando sempre. Adicione a baunilha e mexa bem. Após a fervura do creme, basta cozinhar por dois minutos. 

Retire o creme do fogo, transfira-o para outro recipiente e envolva com filme de PVC, deixando que o filme encoste na superfície do creme de confeiteiro, evitando que crie uma película ressecada em cima. 

Espere esfriar totalmente e bata novamente com um fouet antes de utilizar.

Fica cremoso, docinho e com aroma de baunilha - delicioso!

E você, em que receita gosta de utilizar o creme de confeiteiro?

Quer participar também? Mande suas dúvidas e sugestões em: http://gastroempatia.blogspot.com.br/p/duvidas-e-sugestoes-para-publicacao.html

(¹) Conhecido também por crème pâtissier ou crème patissière.
(²) Apesar de ser prático, não é necessário o uso do leite condensado em seu preparo.
Referências: técnicas de confeitaria profissional, diariodochef e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...