domingo, 17 de agosto de 2014

Peixe à delícia

Peixe à delícia é realmente uma preparação deliciosa. Típico da cozinha brasileira, esse prato está presente na cozinha da região nordeste e pode ser saboreado em diversos restaurantes de Fortaleza (CE).

Veja como preparar essa iguaria.

Ingredientes:
1. Para o peixe:
1kg de filé de peixe branco (pargo, sirigado, robalo)
Sal refinado q.b.
Pimenta do reino branca moída q.b.
Manteiga q.b.

2. Para o purê:
1kg de batatas inglesas
70ml de creme de leite
20g de manteiga
Sal refinado q.b.
Pimenta do reino branca moída q.b.

3. Para as bananas:
4 bananas maduras
15g de manteiga

4. Para o molho bechamel¹:
1000ml de leite
1 cebola piquée²
35g de farinha de trigo sem fermento
35g de manteiga com sal
Noz moscada q.b.
Sal refinado q.b.
Pimenta do reino branca moída q.b.

5.Para a finalização:
Queijo mussarela ralado q.b

Modo de preparo:
1. Para o peixe:
Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino. Então, passe os filés de peixe em uma uma frigideira quente com um pouco de manteiga. Reserve.

2. Para o purê:
Cozinhe as batatas e descasque-as. Então, passe-as pelo espremedor de batatas e leve ao fogo com a manteiga e o creme de leite, mexendo bem. Tempere com sal, pimenta do reino e reserve.

3. Para as bananas:
Corte as bananas longitudinalmente. Aqueça uma frigideira, coloque um pouco de manteiga e passe as bananas, para que fiquem douradas dos dois lados. Reserve.

4. Para o molho bechamel:
Aqueça bem o leite com uma cebola piquée². Coe e reserve esse leite aromatizado. 

Em uma panela em fogo médio, prepare um roux³ claro, aquecendo a manteiga e, então, adicione a farinha de trigo. Ficará parecendo uma farofinha úmida. Misture bem com auxílio de um fouet. Não deixe dourar demais! Retire a panela do contato com a chama do fogão e acrescente uma concha do leite aromatizado e homogeneíze. Ainda fora do fogo, adicione mais leite aromatizado e misture bem. Acrescente o restante do leite e mexa. Volte a panela ao fogo e continue mexendo. 

Após ferver, cozinhe por aproximadamente 15 minutos. O ponto correto da textura do molho é o napé4. Acerte o sal e a pimenta do reino branca e dê um toque especial com noz moscada. 

5.Para montagem e finalização:
Monte o peixe à delícia em uma travessa, seguindo as seguinte regras: umedeça o fundo da travessa (ou refratário) com meia concha de molho bechamel. Então, disponha as bananas por toda a lateral. Acrescente os filés de peixe na parte central do refratário e cubra bem com molho bechamel. Preencha e decore toda a borda da travessa com o purê de batatas. Finalize polvilhando queijo ralado suficiente para cobrir toda a superfície em que o molho bechamel aparece. Leve para gratinar por 20 minutos em forno médio já pré-aquecido.  

Empratado do peixe à delícia desconstruído






Sirva a seguir!

Bom apetite!


(¹) Molho bechamel, também conhecido como molho branco. 
(²) Como fazer cebola piquée: corte uma cebola ao meio e coloque em cada fatia uma folha de louro presa com dois cravos. 
(³) Roux é um espessante que é composto de manteiga e farinha de trigo. Costumam ser utilizadas quatro tonalidades: o roux claro, o roux dourado, o roux marrom e o roux escuro.
(4)Napé: termo em francês que indica que o molho está no ponto correto: o molho cobre delicadamente o fundo da colher, mas não escorre - e quando você traça uma linha no fundo da colher, o molho não volta a cobrir a colher toda (ficará uma linha, um caminho onde você marcou).
 Referências: Divina comida, Técnicas de cozinha profissional, cozinhabrasileira e acervo pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...