quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Croque monsieur

De nome elegante, o croque monsieur¹ pode ser traduzido, de forma simples, como um misto quente gourmet. Mas, o fato é que, com toques de técnicas francesas, este simples sanduíche se transforma, ganhando requinte e sabores diferenciados.                                                                                                  
Típico dos bistrôs e lanchonetes de Paris, o croque monsieur é uma releitura do Welsh Rarebit, sanduíche da Inglaterra, que une fatias de pão, queijo - cujo preparo envolve o ato de fornear.

Ingredientes:

380ml de leite integral
30 g de manteiga
30 g de farinha de trigo
1 cebola branca
2 folhas de louro
4 cravos da índia
Noz moscada q.b.
Sal refinado q.b.
Pimenta do reino moída q.b.

Para o croque monsieur:
4 fatias de pão de forma
100 g de queijo suíço ralado
4 fatias de queijo gruyère, emmental ou suíço
2 fatias de presunto 
Molho bechamel q.b.

Modo de preparo do molho bechamel:
Faça uma cebola piquée, cortando a cebola ao meio e fixando uma folha de louro e dois cravos em cada pedaço da cebola. Leve o leite para aquecer com a cebola piquée. Quando o leite estiver fervendo, coe e reserve esse leite aromatizado. 

Em uma panela em fogo médio, prepare um roux claro, aquecendo a manteiga e, então, adicione a farinha de trigo. Ficará parecendo uma farofinha úmida. Misture bem com auxílio de um fouet por aproximadamente quatro minutos. Não deixe dourar demais! 

Retire a panela do contato com a chama do fogão e acrescente uma parte do leite aromatizado e homogeneíze. Ainda fora do fogo, adicione mais leite aromatizado e misture bem. Acrescente o restante do leite e mexa. Volte a panela ao fogo e continue mexendo. 

Após ferver, cozinhe o molho até o ponto napé (a textura do molho não escorre da colher, mas mantém a delicadeza). Acerte o sal e a pimenta do reino e dê um toque especial com noz moscada.

Modo de preparo do croque monsieur (rende duas unidades):
Prepare o croque monsieur com pão de  forma ou com brioche. Certifique-se de dourar bem um dos lados de cada fatia de pão, deixando o outro lado branco.

Opcional: o croque monsieur também pode ser feito com o pão embebido em ovos e depois passado na chapa ou frigideira.

No lado não-dourado do pão, adicione uma camada generosa de molho bechamel. Então, disponha o queijo fatiado, o presunto e a outra fatia de pão (com a parte dourada para cima). 

Cubra generosamente a superfície crocante do pão de cima com molho bechamel e polvilhe o queijo suíço ralado. Leve ao forno pré-aquecido até que fique gratinado.

Sirva a seguir!



O croque monsieur acabou gerando a variação croque madame, que é um croque monsieur com um ovo frigido em cima. Existem também outras versões, como as que adicionam tomates, salmão ou batatas em sua composição - respectivamente croque provençal, croque norueguês e croque tartiflette. 

O croque monsieur é a receita ideal para mostrar que até as coisas mais simples são geniais quando se utilizam as técnicas de cozinha!

(¹) A tradução de croque monsieur é um pouco enrolada. As duas palavras são da língua francesa. Enquanto croque significa "estalar nos dentes" (algo que faz referência à morder algo crocante, monsieur é nada mais nada menos que "senhor". 
Referências: Desafiosgastronomicos, Claude Troisgros, gastromania e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...