sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coxinha de frango

Esta receita pode significar para muitos o fim do desejo insaciável de comer coxinha (uma vez que você aprende a fazer, o desejo pode ser saciado!).

Além disso, você poderá fazer as minicoxinhas para suas festas, fazer coxinhas enormes para se deliciar em qualquer momento do dia e ainda poderá fazer mimos para as pessoas que você gosta.

O recheio bem temperado, a massinha bem macia e a crosta crocante farão dessa receita uma das mais executadas de todas!

E no recheio ainda podemos variar: adicionar catupiry, bacon, cebolinha, temperar de uma maneira diferente... assim sempre teremos coxinhas com gostinho de novidade! 

Aprenda agora mesmo como fazer uma coxinha básica, incluindo a massa, o recheio e o empanamento e nunca mais deixe de ser feliz!

Ingredientes:

Massa:
1 litro de líquido (que pode ser leite, fundo e/ou caldo saboroso do cozimento do frango)
500g de farinha de trigo
50g de manteiga
Sal q.b.

Recheio:
Água q.b.
500g de frango (pedaços do peito e da coxa sem osso)
250g de cebola picada
100g de pimentão verde picado
20g de manteiga
2 dentes de alho picados
Extrato de tomate q.b.
Salsinha e cebolinha q.b.
Sal e pimenta do reino branca q.b.
Opcional: requeijão cremoso (catupiry)

Para empanamento e fritura:
3 ovos (misturar claras e gemas em um recipiente)
Farinha de rosca q.b.
Óleo vegetal (soja, milho ou canola) ou gordura vegetal hidrogenada q.b.

Modo de preparo:

Massa: Ferva o litro de leite, fundo ou caldo de frango¹. Adicione a manteiga ao líquido quente. Acrescente também a farinha de trigo e o sal, mexendo vigorosamente. Então, trasfira a massa para uma bancada limpa e utilize o rolo de massa para abrir e fechar a massa, misturando-a, para que homogenize e esfrie. 


Recheio: Corte o frango em cubos médios e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho. Então, acrescente o pimentão  e os pedaços de peito e coxa (sem osso) do frango para dourar em fogo alto. Depois que estiverem dourados por fora, adicione um pouco de extrato de tomate e água suficiente para cobrir os cubos de frango. Deixe cozinhar até que o frango esteja macio e cozido. Acerte os temperos, colocando sal e pimenta do reino. Depois, retire o caldo formado (reserve-o) e desfie o frango². Reserve. 

Montagem e finalização: Separe porções de massa e faça discos. Então, coloque um pouco do recheio de frango no centro do disco (e caso queira, adicione o requeijão cremoso também) e feche o disco, modelando-o em formato de coxinha. Modele todas as coxinhas dessa forma e passe-as na mistura com claras e gemas e, por fim, na farinha de rosca. 

Aqueça o óleo ou a gordura (se utilizar gordura, a crosta da coxinha ficará mais crocante) e frite as coxinhas. Seque o excesso de óleo nas coxinhas com papel toalha e sirva a seguir.


Bom apetite! 

(¹) Pode usar apenas uma das opções, ou até misturar leite e caldo de frango.
(²) Nesta hora vale bater com fouet, passar no mixer, processador ou liquidificador. 

Referências: Senac e panelinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...