quarta-feira, 5 de março de 2014

Tortinha de maracujá com chocolate branco

Aprenda a fazer uma tortinha de maracujá com chocolate branco muito saborosa!

Ingredientes:

Massa:
500g de farinha de trigo
250g de manteiga
100g de açúcar refinado
2 gemas
1 ovo

Recheio:
400g de chocolate branco picado
200g de creme de leite
200g de chantilly batido
150ml de suco de maracujá concentrado

Cobertura:
150g de açúcar refinado
100ml de água 
80g de cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo
95g de suco de maracujá concentrado
15g de amido de milho


Modo de preparo: 

Massa: corte a manteiga em cubos e agregue a farinha de trigo. Quando tiver formado uma farofinha, acrescente o açúcar, os ovos e a gema, misturando até que fique homogêneo. Deixe essa massa descansar de 20 minutos à uma hora na geladeira. Então, cubra o fundo e as bordas das forminhas com a massa, faça furos na massa com um garfo no fundo das forminhas e asse-as em forno pré-aquecido até que fiquem douradas. Quando estiverem prontas, deixe-as em temperatura ambiente.  

Recheio: Derreta o chocolate branco no micro-ondas em potência média, parando de minuto em minuto para mexer, até que esteja completamente derretido ( também é possível derretê-lo em banho-maria). Aqueça levemente o creme de leite e una ao chocolate, homogeneizando-os. Daí, misture o suco de maracujá concentrado com o chantilly batido e por fim una o chocolate branco com creme de leite ao chantilly com o suco de maracujá. Misture tudo levemente e reserve.

Dica: Também é possível produzir o recheio dessa tortinha sem utilizar o chantilly. Nesse caso, misture o suco de maracujá na ganache de chocolate branco e utilize normalmente. 

Cobertura: Faça o gel de brilho, dissolvendo o amido de milho na água e levando-os ao fogo junto com o açúcar e o suco de maracujá concentrado e o amido de milho. Deixe em contato com o calor tempo suficiente para que o amido dê a textura ao gel de brilho. Retire do fogo e reserve. 

Simule as sementes de maracujá utilizando cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo. Para isso, a cobertura fracionada deve ser picada e derretida no microondas. Quando estiver totalmente derretida, coloque-a em um saco de confeitar (ou faça um cone com papel-manteiga) e pingue pequenas gotas dessa cobertura em uma folha de papel-manteiga estendida. Espere secar e misture no gel de brilho. 

Montagem: Coloque o recheio de chocolate branco e maracujá em cada uma das forminhas forradas com massa. Então, cubra com uma fina camada do gel de brilho com as gotinhas que simulam as sementes de maracujá.


Sirva em temperatura ambiente ou gelada! Bom apetite!

Referências: Senac e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...