quinta-feira, 20 de março de 2014

Muffin com geleia de morango

muffin é um tipo de bolinho que foi criado no século XI, na Grã-Bretanha, e que, no século XIX, nos Estados Unidos, passou por modificações em sua composição e forma de preparo, culminando no muffin como conhecemos hoje. 

Aprenda a preparar muffin com geleia de morango com a receita a seguir.



Ingredientes:
240g de farinha de trigo com fermento
240g de açúcar refinado (prefira utilizar metade demerara e metade refinado)
240ml de leite integral
4 ovos
100g de manteiga derretida
Geleia ou geleiada de morango (de 250 a 300g)

Modo de preparo:
Junte o farinha de trigo com fermento e o açúcar. Reserve. Misture os ovos e a manteiga e o leite e, então, adicione os ingredientes secos (farinha e açúcar). Agregue delicadamente.

Coloque a massa em forminhas individuais. Há três formas de montar dos muffins:

1. Misture a geleia à massa e coloque nas forminhas;

2. Coloque uma camada fina de massa nas forminhas, coloque a geleia e por fim coloque mais uma camada de massa (aí você pode cobrir totalmente a geleia com a massa ou deixar partes da geleia expostas);

3.Disponha a massa dentro das forminhas e, depois, acrescente a geleia. Então, utilize um garfo ou colher para mesclar os dois.

Escolhida o modo de montagem dos muffins, leve-os para assar em forno pré-aquecido. 180ºC é uma ótima temperatura. Deixe-os em contato com o calor do forno tempo suficiente para que a massa fique com a crosta dourada. 

Atenção: a geleia de morango irá borbulhar de tão quente, por isso tenha cuidado na hora de retirar os muffins do forno e também das forminhas.


Rende aproximadamente 24 muffins. 

Bom apetite! 

Referência: cozinhaadois e acervo pessoal. 

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...