quinta-feira, 6 de março de 2014

Esfiha de queijo

Sabe aqueles dias em que você deseja um lanche perfeito? Eis aqui a solução: esfiha de queijo!

Ingredientes:
Massa:
330g de farinha de trigo sem fermento (de preferência com 12% de proteínas)
166g de leite integral
1 ovo 
33g de azeite
20g de açúcar refinado
10g de fermento biológico seco (ou 30g de fermento biológico fresco)
7g de sal 

Recheio:
800g de queijo minas frescal
80g de iogurte natural integral
Salsinha fresca q.b.
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.

Modo de preparo: 
Em uma bancada fixa limpa e higienizada, coloque a farinha de trigo sem fermento peneirada, o sal e o açúcar, homogeneizando-os. 

Dica: nunca misture o sal diretamente com o fermento biológico, pois isso fará com que o fermento perca sua ação. 

Então, acrescente o fermento biológico seco e misture. Faça um furo no centro da mistura, coloque os ovos e o azeite. Vá homogeneizando e acrescentando o leite. Misture bem a massa para que fique homogênea e sove-a. No início, a massa irá grudar nas mãos e na bancada, mas continue fazendo o movimento da sova até que a massa comece a desgrudar, formando uma massa única, macia, porém firme. Tenha bastante atenção nesse passo, pois só deverá adicionar um pouco mais de farinha de trigo caso a massa não dê ponto somente com o movimento de sovar.

Então, sove a massa para desenvolver o glúten. Utilize o peso do seu corpo para pressionar a massa para a esquerda e puxe-a de volta, fazendo o mesmo movimento, desta vez, para o lado direito. O ponto correto que a massa sovada deve atingir é quando há formação da rede de glúten: ao esticar um pouco de massa, esta estará elástica e formará uma camada fina, sem se romper. É a partir daí que esta massa deve ir para um bowl e ser coberta com filme de PVC, onde descansará por cerca de 30 minutos. 


Durante esse período, o fermento irá desenvolver a massa, tornando-a mais aerada. Ambientes mornos farão com que o fermento biológico tenha sua ação acelerada enquanto ambientes frios farão com que a fermentação demore mais tempo para ocorrer. 

Faça o teste: aperte a massa com um de seus dedos. Se a massa voltar rapidamente à posição inicial é sinal que a massa ainda pode fermentar mais. Caso ao apertar a massa fique marcada por bastante tempo, indica que a massa fermento demasiadamente.

Após o tempo necessário, retire a massa do recipiente e aperte-a levemente, expulsando o excesso de ar de dentro. Divida a massa em porções e modele cada porção em formato de bolinha. Pressione cada uma das bolinhas, para que se formem discos. Aperte o centro do disco, para que fique mais fino que as bordas. Então, polvilhe o lado de baixo de todos os discos com fubá e disponha-os em formas untadas com azeite ou óleo vegetal e embale com filme de PVC, deixando os discos descansarem por 20 minutos.

Elabore o recheio processando o queijo minas, a salsinha e o iogurte no modo pulsar (do mixer ou do liquidificador). Então, tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Passado o tempo da segunda fermentação, pincele a borda dos discos das esfihas com  uma camada fina de gema e leve para assar em forno pré-aquecido. A temperatura deverá ser de 180ºC. Quando a massa dos discos estiver sequinha, porém ainda clara, acrescente o recheio e deixe assar até que a massa fique dourada.




Retire do forno e sirva ainda quente! Fica maravilhoso!

Bom apetite! 

Referências: Senac e acervo pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...