domingo, 30 de março de 2014

Empadão de frango

Aprenda agora como preparar empadão de frango utilizando o método sablage.

Ingredientes:
Massa:
500g de farinha de trigo sem fermento 
250g de manteiga
2 gemas
1 ovo
Sal q.b.

Recheio:
700g de frango cozido e desfiado
200g de creme de leite
200g de cebola
150g de milho verde cozido
100g de pimentão
50g de queijo parmesão ralado grosseiramente 
60g de manteiga
4 dentes de alho
Cebolinha picada q.b.
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.
1 gema (eggwash)


Modo de preparo:

Massa: 
Utilizando o método sablage: Peneire a farinha de trigo sem fermento e o sal em um recipiente. Então, incorpore a manteiga fria cortada em cubos e vá misturando até que forme uma farofinha de textura estiver arenosa. A partir daí acrescente as gemas e o ovo, homogeneizando a massa. 

Quando a massa estiver lisa e homogênea, embale-a com filme de PVC e armazene-a na geladeira por uma hora. O ideal é trabalhar com essa massa gelada.

Recheio:
Em uma panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Acrescente o alho e depois o pimentão. Coloque o frango cozido e refogue-o bem. Acrescente o creme de leite e o queijo parmesão ralado e misture. Acerte o sal e a pimenta do reino e desligue o fogo. Só então coloque a cebolinha picada. 

Montagem:
Em uma bancada fixa, coloque uma camada de folha de plástico (ou filme de PVC) e disponha 2/3 da massa. Cubra com outra camada de plástico ou de PVC e, com o auxílio de um rolo de massa, abra a massa no formato da assadeira, porém ligeiramente maior. Passe esse disco de massa aberto para dentro da assadeira, acomodando-a no fundo e nas paredes da forma (não é necessário untar).

Verta o recheio sobre o centro da massa e distribua-o de modo que fique uma camada generosa. Nivele com auxílio de uma colher ou espátula. 

Novamente na bancada fixa, entre camadas e plástico ou PVC, abra o 1/3 final da massa. Então, cubra todo o recheio, fechando o empadão e retirando os excessos de massa das bordas com o plástico e com uma faquinha ou carretilha. 

Pincele a superfície do empadão com uma gema de ovo e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura de aproximadamente 190ºC. O resultado deve ser uma massa dourada e sequinha.

Retire do forno e sirva! 

Caso queira, prepare também em menor tamanho, para servir individualmente.


Bom apetite! 

Referências: Senac e acervo pessoal.  

Um comentário:

  1. Obrigada Lara, adoro empadão vou fazer depois!
    Bjs, Juliana Chagas.
    PS: Adorei o blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...