sábado, 29 de março de 2014

Camarão no coco verde fresco com alho poró

Este é um prato simples reamente surpreende. Aprenda a fazer o camarão no coco fresco com alho poró a seguir.

Ingredientes:
500g de camarão descascado 
200g de polpa fresca de coco verde (popularmente chamada de 'laminha')
200ml de leite de coco
150g de cebola em brunoise
100g de pimentão verde
1 talo de alho poró picado
4 dentes de alho em brunoise
7ml de óleo de soja, girassol, milho ou canola
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.

Modo de preparo: 
Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Reserve.

Em uma panela, adicione um pouco do óleo e espere que esteja quente para adicionar todo o alho. Quando o alho estiver começando a dourar, adicione os camarões. Deixe os camarões na panela em fogo médio por aproximadamente dois minutos, mexendo sempre. Retire-os dessa panela e reserve novamente.

Nessa mesma panela coloque um pouco mais de óleo (o restante) e quando estiver aquecido, coloque a cebola. Quando a cebola começar a ficar translúcida e macia, inclua o alho poró. Continue mexendo. Espere até o alho poró ficar macio e adicione o pimentão verde. 

Então, acrescente o leite de coco e espere ferver. Adicione os camarões, a polpa fresca do coco verde, acerte o sal e a pimenta do reino e desligue imediatamente.

Dicas:

° O camarão deve ficar exposto ao fogo por pouco tempo, pois em contato com o calor a proteína desse crustáceo tende a coagular, resultando em um camarão 'borrachudo';

°O leite de coco natural, feito com a polpa do coco seco batida com água ou leite irá resultar em uma preparação com sabor muito melhor e mais acentuado. 

Fique a vontade para servir na panela, dentro do coco verde, em utensílios de porcelana... enfim! O importante é provar essa receita!


Bom apetite!

Referências: Guarderia Brasil e acervo pessoal. 

Um comentário:

  1. Boa receita, já experimentei!! Me chamo Ilson Junior Aleixo sou aluno do senac. Meu whatzapp. 87578064. Moro em fortaleza ce, mas sou natural de minas gerais. Adorei seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...