domingo, 16 de março de 2014

Bolo Luiz Felipe

O bolo Luiz Felipe é uma criação do estado de Pernambuco, que costumava ser preparado nas fazendas e engenhos de todo o  nordeste. A receita desse bolo possui influência dos doces portugueses, o que pode ser verificado pelo uso abundante de gemas de ovo. 

O bolo Luiz Felipe foi batizado dessa forma em homenagem ao Senhor de Engenho Luiz Felipe de Sousa Leão¹, que era uma figura importante durante o período colonial em Pernambuco e que gostava bastante dessa preparação.

Como característica desse bolo, que possui textura firme, porém cremosa, tem-se o sabor marcante do leite de coco.
Aprenda a prepará-lo aqui no Gastroempatia.

Ingredientes:
200ml de leite de coco
5 ovos
3 gemas
150g de farinha de trigo sem fermento
100g de manteiga derretida
50g de queijo parmesão ralado
50g de coco ralado
Calda:
600g de açúcar refinado
200ml de água
Gotas de suco de limão

Modo de preparo:
Bata os ovos e as gemas levemente. Adicione a manteiga derretida e misture. Então, incorpore o coco, o queijo, o leite de coco e, então a farinha de trigo.

Faça a calda dissolvendo o açúcar na água com algumas gotas de limão. Leve ao fogo baixo até que vire uma calda clara.

Agregue esta calda clara à mistura do bolo, batendo rapidamente para que os ovos não coagulem em pedaços. 

Asse em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Em vez de untar e polvilhar dessa forma, pode-se também colocar a massa de bolo para assar em forma com caramelo.

Asse em forno pré-aquecido. Para uma textura mais macia, cremosa e delicada, leve o bolo para o forno em banho-maria.

Dica: Esse bolo também pode ser assado diretamente no forno, mas isso fará com que ele mude sua textura. Caso opte por cocção direta, coloque-o no forno pré-aquecido e dexei assar na temperatura média de 160ºC.


Faça o teste do palito e do toque: Fure o centro do bolo com um palito - se o palito sair 'limpo' é porque a massa está assada. Então, toque na superfície do bolo, delicadamente, com a ponta dos dedos - a crosta deve estar levemente crocante. 

Então, retire-o do forno e espere esfriar. Sirva posteriormente!

Bom apetite!

Dica: Esse bolo pode ser feito de vários tamanhos e as variações na forma de untar e de assar resultam em diferenças perceptíveis, conferindo diferentes resultados (todos deliciosos)!
(¹) Além da homenagem no nome do bolo Luiz Felipe, o senhor de Engenho Luiz Felipe de Sousa Leão também foi homenageado no nome do bolo Sousa Leão. 
Referências: Casa de bolos, Senac e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...