terça-feira, 4 de março de 2014

Alfajor de doce de leite e chocolate

Já comi muitos alfajores. Ruins, bons, excelentes, macios, crocantes, com recheio denso e cremoso, de diversos sabores e coberturas. 

E, diferente do que muitas pessoas acham, o alfajor não foi criado na Argentina. Nada perto disso! 


Apesar de o alfajor ser um doce típico de diversos países da América do Sul, tais como Argentina, Chile, Uruguai e Peru, o alfajor é uma receita árabe. Nos países árabes, esses docinhos são conhecidos como al hasú¹. 

Em 711, o alfajor foi para a Espanha, e entrou na América do Sul pelo Peru e pela Colômbia. 

Hoje, existem alfajores industrializados das mais variadas marcas, mas também existem os caseiros, normalmente cobertos com chocolate ou somente com açúcar. Normalmente, os alfajores são compostos por duas ou três camadas de massa, intercaladas com um recheio e finalizadas com uma cobertura, que normalmente tem sabor diferenciado em relação ao recheio. 

Ingredientes:
350g de cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo 
270g de doce de leite pastoso 
135g de biscoito de maisena redondo (ou massa artesanal de biscoito para alfajor)
Confeitos para decorar

Modo de preparo: 
Separe os biscoitos em grupos de dois ou de três biscoitos. Recheie generosamente cada intervalo entre biscoitos com 20g de doce de leite, de modo que por dentro de todas as camadas haja doce de leite. 

Utilize uma espátula para nivelar as laterais, deixando o doce de leite alinhado com os biscoitos.

Pique e derreta no micro-ondas a cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo por aproximadamente um minuto e meio ou até que esteja totalmente derretida.  

Cubra cada um dos alfajores com a cobertura de chocolate. Decore com os confeitos de sua preferência e deixe em uma grade para que seque, formando uma crosta firme. 

Se preferir acelerar o processo de secagem da camada externa, coloque os alfajores dentro da geladeira por alguns minutos. 

Após a crosta ser formada, é só degustar! Bom apetite! 


Dica: Caso prefira substituir a cobertura fracionada por chocolate nobre, é possível, desde que, antes de o utilizar, seja realizada a temperagem.

(¹) Al hasú significa recheio. Referências: alquimianacozinha, acervo pessoal.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...