quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Yakisoba de camarão

O yakisoba foi criado na China, mas o Japão se apropriou da receita, fazendo com que estão disponíveis no mercado duas vertentes de yakisoba.

Yaki significa frigir (frigido) e soba é a variedade de macarrão que costumeiramente se usa para fazer esse prato.

Portanto, o yakisoba consiste em uma massa de macarrão frigida, que junto com vegetais e carnes, forma um prato único.

Existem diversas variações de yakisoba, mas a principal delas utiliza um molho à base de shoyu. 

Leia logo abaixo a forma de preparo do yakisoba feito com molho de soja (shoyu).

Ingredientes:
250g de camarão descascado
200g de macarrão tipo sobá¹
200ml de molho shoyu
175ml de água
70g de shimeji
50g de brócolis
50g de cenoura
40g de pimentão verde
40g de cebola
50g de couve-flor
35g de acelga
40g de vagem torta
60ml de óleo de gergelim
10g de amido de milho
Cebolinha q.b.

Modo de preparo: 

Corte a acelga, a cenoura, a cebola e o pimentão em julienne. Separe os brócolis e a couve-flor em floretes. 

Utilize a técnica de branqueamento no brócolis, na couve-flor, na acelga e também na vagem torta, colocando-as aos poucos imersos em água fervente, por aproximadamente um minuto cada porção. Então, retire-as imediatamente e mergulhe-as em água fria com cubos de gelo. Repita esse procedimento até que todos os vegetais que precisam ser branqueados passem pelo procedimento. Deixe os vegetais na água gelada até que a água fique em temperatura ambiente. Escorra-os.
Enquanto isso, cozinhe o macarrão sobá até que fique al dente. Escorra a massa e reserve.

Prepare o molho em uma panela à parte, aquecendo metade do óleo de gergelim. Então, adicione o shoyu e a água e misture-os bem. Dissolva o amido de milho em um copo com água em temperatura ambiente. Despeje o amido dissolvido na panela do molho e misture. Deixe ferver e continue mexendo até que fique fique mais espesso. Quando atingir a consistência necessária, desligue o fogo. 

Em uma wok² aquecida em temperatura média, adicione a outra metade do óleo de gergelim e refogue a cebola. Acrescente o macarrão al dente e vá mexendo, para que ele não grude no fundo da panela. Retire o macarrão da wok e reserve-o. Na mesma wok, coloque a cenoura, o brócolis, a couve-flor, a acelga e a vagem torta. Vá mexendo e adicione o shimeji. Logo em seguida coloque também o camarão. Misture em fogo médio de um a dois minutos e acrescente novamente o macarrão. Inclua o molho sobre o macarrão com vegetais na wok. Quando o molho estiver bem incorporado aos ingredientes, desligue a chama do fogão e junte o pimentão verde e a cebolinha picada. Mexa levemente e sirva ainda quente!


Aproveite essa receita e crie variações. Bom apetite!

Dica: Caso queira utilizar a farinha de trigo para espessar o molho, proceda aquecendo metade do óleo de gergelim e, então, incluindo a farinha de trigo na panela que está o óleo. Misture bem e acrescente aos poucos o shoyu e a água. Misture com um fouet até que o molho fique homogêneo. Deixe cozinhar para que o molho fique mais espesso.

(¹) O macarrão tradicional do yakisoba é o sobá, como já visto no próprio nome do prato. Na impossibilidade de encontrar essa variedade de massa, utilize o lámen, espaguete ou talharim.
(²) Use uma frigideira grande caso não possua wok.
Referências: jornalpequeno, papo de homem, newserrado e asianshop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...