domingo, 9 de fevereiro de 2014

Waffle

O waffle é uma preparação que surgiu na Idade Média, na região em que hoje está localizada a Bélgica. Sua composição básica se assemelha à composição dos crepes e das panquecas, que são compostos de farinha, ovos e leite. Outros ingredientes podem enriquecer a massa, tais como manteiga e açúcar. 

Mas a característica especial do waffle é seu formato, que, independente de ser quadrado ou redondo, é repleto de sulcos (furinhos padronizados) formados pela chapa de metal na qual é produzido. 

Antigamente, eram duas chapas de ferro que davam o formato típico do waffle. Já nos dias atuais, existem máquinas que elétricas que já aquecem, douram e formatam os waffles

Existem inúmeras receitas de waffle, que geram variações incontáveis: São waffles com fermento biológico, waffles com fermento químico, também existem os sem fermento, com ou sem ovos, com claras em neve, com muito açúcar, com leite condensado na massa, com leve toque de açúcar, salgada, macia, crocante, macia por dentro e crocante por fora... enfim! Fica até difícil não encontrar uma variedade que agrade.

Eu já testei diversas receitas, mas optei por esta que apresento nessa publicação por diversos motivos:
  • O sabor é levemente adocicado, o que faz com que o waffle fique bem com diversas coberturas, sejam elas doces ou salgadas;
  • A massa é macia por dentro e crocante por fora, que é a textura que mais me agrada;
  • É uma receita fácil de fazer, sem muitos passos e detalhes, o que facilita com que, no dia-a-dia, possamos prepará-la mais vezes;
  • Esta receita (diferente de algumas que testei) não gruda tanto na máquina de waffles e nem escorre com tanta facilidade, minimizando a sujeira tanto na própria máquina como na bancada de trabalho.
E aí? Convenci? Vale a pena testar!

Veja a receita¹ a seguir.

Ingredientes:
100g de farinha de trigo
100ml de leite 
30g de manteiga em temperatura ambiente
24g de açúcar 
1 ovo
4g de fermento químico
Sal q.b.
Manteiga suficiente para untar a máquina de waffles
Opcional: 5ml de essência de baunilha

Modo de preparo: 
Em um recipiente, misture o ovo, o açúcar, o sal e a manteiga. Então, acrescente o leite, a farinha, o fermento químico e misture bem. Caso desejar, acrescente a essência de baunilha. O resultado é uma massa de textura cremosa.

Aqueça a máquina de waffles e unte-a com manteiga. Com auxílio de uma colher (prefiro utilizar a colher boleadora para sorvete), coloque a massa na máquina. Com uma espátula de silicone, nivele-a para que fique bem colocada por toda a superfície da chapa. Feche a tampa da máquina. Quando a massa estiver bem dourada, retire-a. Unte novamente a máquina e repita os procedimentos.




Requeijão, patês de queijo, mel, leite condensado, doce de leite, chocolate derretido, brigadeiro cremoso, geleia de frutas são algumas das opções para cobrir seus waffles.

Dica: Se não possuir a máquina de waffles e quiser fazer essa receita, utilize a chapa de dourar pão, a sanduicheira elétrica ou uma frigideira rasa. Mas sugiro que compre sua máquina (ou consiga uma emprestada) e sinta a diferença!

(¹) Rende quatro waffles.
Referências: guiadosabor, Dona Benta e acervo pessoal.

Um comentário:

  1. Fantástico, adoro.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...