terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Tortinha folhada de maçãs

Aprenda a fazer uma deliciosa tortinha folhada de maçã com canela, que pode ser consumida quente, morna, em temperatura ambiente ou gelada!

Ingredientes: 
250g de massa folhada
120g de maçã cortadas em macédoine ou brunoise
50g de açúcar cristal
25ml de água
1 gema
Canela em pó q.b.
Farinha de trigo suficiente para polvilhar a bancada

Modo de preparo: 
Em uma panela, coloque as maçãs picadas, o açúcar e a água. Deixe em fogo baixo até formar um caramelo dourado que envolva as maçãs. Então, desligue a chama do fogão e adicione a canela em pó. Transfira o conteúdo da panela para um prato e espere esfriar.

Prepare a massa folhada, seguindo um dos três métodos de preparo desse tipo de massa. Se preferir (especialmente se estiver com pressa), compre massa folhada pronta e resfriada. 

Polvilhe a bancada com farinha de trigo sem fermento e estique a massa em formato retangular. Corte a massa em retângulos de 10cm por 5cm. 

Coloque uma pequena porção das maçãs carameladas sobre cada um dos retângulos de massa e enrole-o, formando um rolinho com as laterais abertas. Pincele a superfície de cada tortinha com gema e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC.

Não é necessário untar nem polvilhar a assadeira. Verifique se está pronto observando se a massa se abriu em folhas e se a cor está dourada. 


Bom apetite!

Referências: Técnicas de cozinha profissional e acervo pessoal.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...