domingo, 2 de fevereiro de 2014

Pad Thai

 A convite dos amigos do Lupulento, preparei um prato típico da Tailândia, O pad thai.

O pad thai é uma preparação que combina uma massa (normalmente o talharim ou o cabelo de anjo - de arroz) e um molho exótico, que, como todo bom e característico prato tailandês, explora os diversos gostos e texturas: salgado, doce, azedo, apimentado, macio e crocante. Apesar da diversidade de gostos presente nesse prato, o salgado e o azedo são, sem dúvidas, os predominantes.







A massa de macarrão é de arroz, insumo típico do continente asiático. O molho exótico que tempera o pad thai é uma mistura de pasta ou suco de tamarindo concentrado com leite de coco, pimenta e molho de peixe¹.

Além da massa e do molho, o pad thai conta também com óleo de gergelim, broto de feijão (conhecido como moyashi), nirá², cebolinha, pimenta, amendoim e camarão, que completam as texturas, aromas e sabores dessa receita.

O pad thai é um prato extremamente popular na Tailândia, e demonstra o potencial gastronômico que há nesse país. O termo pad thai é traduzido como "macarrão frigido à moda tailandesa". A técnica de frigir o macarrão foi criada na China e chegou à Tailândia no século XIX, levada pelos imigrantes chineses.

Apesar de existir há muitos séculos, o pad thai se popularizou ao ponto de se tornar um prato nacional durante a Segunda Guerra Mundial.

 Mesmo sendo muito popular, o pad thai não possui uma receita única: existem inúmeras variações, e muitas pessoas dizem ser pouco provável encontrar receitas iguais em restaurantes (ou barraquinhas) diferentes.

A explosão de sabores que o pad thai proporciona é ideal para uma degustação completa e, por que não, uma harmonização com cerveja.
O blog Lupulento promoveu o encontro entre o pad thai e a cerveja Saison Dupoint e gostaria de adiantar que o resultado ficou realmente incrível.

Quem desejar fazer o prato, basta preparar a receita a seguir. Aconselho fazer a harmonização com a cerveja - o prato e a bebida casam tão bem que é uma sensação imperdível!

Receita:

Ingredientes:
500g de talharim de arroz
500g de camarão de tamanho médio descascado
300g de broto de feijão
200g de cebola picada
300ml de leite de coco 
80g de amendoim sem pele
60ml de óleo de gergelim
45g de açúcar demerara³
15ml de molho de peixe (nam pla)
4 dentes de alho (picados)
1 pimenta dedo-de-moça (picada)
1 maço de nirá fatiado
1 maço de cebolinha fatiada
100 ml de suco concentrado de tamarindo
Sal q.b. 

Modo de preparo:
Prepare o molho em uma panela, misturando ao suco de tamarindo com o leite de coco, o molho de peixe e o açúcar demerara. Deixe ferver, acerte o sal e reserve. 

Cozinhe (rapidamente) o talharim em água fervendo ou deixe-o hidratando em água em temperatura ambiente.  

Enquanto isso, tempere os camarões com sal e alho e, em uma frigideira³, refogue-os em um fio fino de óleo de gergelim. Então os reserve. Na mesma frigideira, acrescente mais um fio de óleo de gergelim e refogue a cebola. Depois, acrescente o broto de feijão e refogue-o também. Acrescente, então, a pimenta dedo-de-moça e o nirá. 

Acrescente o restante do óleo de gergelim e o talharim escorrido na frigideira em fogo médio e mexa bem, misturando os ingredientes (e, consequentemente, frigindo a massa do talharim). 

Junte o camarão aos demais ingredientes que já estão na frigideira e desligue a chama do fogão. Acrescente o molho já preparado. Coloque a cebolinha e o amendoim (deixe-o por último e só o coloque por cima para que não perca a crocância) por cima do pad thai e sirva quente!

Bom apetite!

Opcionais da receita: Tofu e ovo.

(¹) O molho de peixe ao qual me refiro é conhecido na Tailândia como nam pla. É um molho bastante típico, de cheiro pronunciado e de gosto forte e sabor bastante agradável. Esse molho é feito à base de peixe fermentado.
(²) O nirá é uma variedade de cebolinha, que é conhecida como cebolinha japonesa.
(³) Substituições: 
-Na cidade em que moro alguns ingredientes não são fáceis de encontrar, por isso substitui tradicional açúcar de palma por açúcar demerara (de cana-de-açúcar); 
-A panela ideal para esse preparo é a wok, porém, na falta de wok, uma frigideira pode ser utilizada.
 Referências: Estadão, basilico, The guardian e acervo pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...