sábado, 1 de fevereiro de 2014

Naked cake de frutas do bosque

Naked cake, o bolo nu (ainda chamado de bolo pelado ou bolo rústico), é uma variedade de decoração de bolo que dá ênfase à massa e ao recheio em detrimento da cobertura. 

Em um bolo tradicional, é utilizado glacê real ou pasta americana, que acaba por esconder a massa do bolo e as particularidades do recheio.

No naked cake não há cobertura e, para tal, a massa do bolo precisa ser preparada, desenformada e decorada com esmero e delicadeza para que não fique mal feita, feia ou desmoronando.

Aprenda a fazer o naked cake de frutas do bosque.

Ingredientes:
A.Massa:
250g de farinha de trigo
250g de açúcar refinado
150ml de leite
125g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
10g de fermento químico
Manteiga e farinha de trigo suficientes para untar e polvilhar a forma.

B.Recheio:
500ml de creme de leite fresco 
50g de açúcar

C.Decoração:
350g de frutas do bosque (amoras, morangos, mirtilos, framboesas)
40g de açúcar de confeiteiro impalpável

 

Modo de preparo: 
A. Massa:
Faça um creme fofo, claro e homogêneo, batendo em velocidade média na batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar por cerca de 10 minutos. 

Em outro recipiente, peneire a farinha de trigo com fermento e reserve.
Unte a forma com manteiga e polvilhe-a com farinha de trigo (retire o excesso de farinha da forma). 

Pare de bater o creme na batedeira e vá adicionando aos poucos, intercalando, pequenas quantidades de leite e farinha de trigo já peneirada. Adicione o fermento químico e incorpore delicadamente com auxílio do fouet (sem bater), fazendo movimentos giratórios de baixo para cima. Transfira a massa com cuidado para duas assadeiras (de 15cm de diâmetro) untadas . 

Asse a 170ºC por cerca de 30 minutos. O tempo irá variar de acordo com o forno. Retire o bolo do forno e espere esfriar. Então, desenforme com cuidado. Divida cada massa horizontalmente ao meio¹. Reserve os quatro discos de massa formados.

Dicas para a massa:
  • Não bata a farinha de trigo na batedeira nem mexa demais após adicioná-la ao creme batido, pois isso irá compactar a massa, tornando-a solada;
  •  Se quiser nivelar a massa nas assadeiras, utilize uma colher ou espátula para alinhar e nunca bata a forma com massa contra a bancada;
  • Não é necessário fazer claras em neve caso vá utilizar fermento químico na massa do bolo: o fermento será responsável por tornar a massa leve;
  • Massas cremosas assam melhor e mais rápido que massas líquidas, portanto, não adicione líquido demais à massa.
Dicas para saber se a massa do bolo já está assada: 

1.Fure o bolo (alguma parte que fique próxima ao meio da massa) com um palito: Se o palito sair limpo, é porque a massa já assou;

2.Toque delicadamente com as pontas dos dedos na superfície do bolo para sentir se ele ainda está mole ou se já ficou macio e/ou criou uma crosta crocante: Caso esteja macio (e no teste 1 o palito tenha saído limpo), já pode desligar o forno e retirar o bolo. Porém, caso prefira, pode deixar alguns minutos a mais para que a superfície seque mais, formando aquela casquinha crocante maravilhosa!  

B.Recheio:
Faça o chantilly: Resfrie o creme de leite fresco e, quando ele estiver gelado, bata-o na batedeira até que forme picos (de médios a firmes). Agregue o açúcar e reserve.

C.Decoração:
Coloque o primeiro disco de massa em um prato e adicione uma quantidade razoável de chantilly em seu centro, espalhando delicadamente. 

Atenção: coloque uma quantidade generosa, mas sem excessos, pois poderá transbordar!

Adicione algumas frutas sobre o chantilly e encaixe delicadamente o segundo disco de massa. Repita a operação, acrescentando novamente o chantilly e as frutas até que o último disco de massa seja colocado.

Sobre o último disco, polvilhe o açúcar de confeiteiro impalpável e decore com mais frutas. Se preferir, polvilhe mais açúcar, desta vez sobre as frutas.


Além de bonito, é um bolo bastante saboroso!   

Atenção: por possuir frutas frescas, deve ser consumido rapidamente. 

(¹) Apoie a massa de bolo em um prato e faça uma marcação com a faca em toda a lateral do bolo. Encaixe o fio dental (neutro) nessa marcação e puxe-o, cruzando as pontas do fio até que elas atravessem todo o bolo. Pronto! O seu bolo estará cortado!
Referências: Bases de confeitaria profissional e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...