quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Iogurte

O iogurte é um produto proveniente da fermentação do leite pelas bactérias Lactobacillus bulgaricus Streptococcus termophillus. Essa fermentação resulta em acidez, cremosidade e aroma peculiar. 

Existem diversas versões¹ que contam como o iogurte teria surgido. A mais antiga delas se refere ao período neolítico, há 5.000 a.C. Nessa versão, os pastores armazenavam o leite em recipientes de barro, que, com o calor do deserto, acabavam fermentando, criando uma espécie de iogurte rudimentar. 

Outra versão atribui a criação do iogurte à Turquia. Lá, o leite era armazenado em sacos feitos com pele de cabra.  Esses sacos eram transportados por camelos, cujas temperaturas corporais favoreciam a transformação do leite em iogurte. 

Além de saboroso, o iogurte é um excelente alimento quando analisado o aspecto nutricional. Apesar de ser feito a partir do leite, o iogurte pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose, pois essa lactose é parcialmente convertida em ácido lático, permanecendo no iogurte apenas um baixo teor de lactose.   

Hoje, não é difícil encontrar iogurte no mercado. Porém ainda existem pessoas que preferem produzir o seu próprio iogurte.

Veja a seguir como proceder para multiplicar e saborizar seu iogurte. 
   
Ingredientes:
1000ml de leite 
200ml de iogurte natural integral

Modo de preparo: Ferva o leite. Deixe descansar em temperatura ambiente por 15 minutos para que a temperatura reduza (mas deve permanecer de quente a morno). Agregue o iogurte natural ao leite e misture até que fique homogêneo. Coloque essa mistura em um recipiente com tampa e guarde esse utensílio em uma caixa térmica². 

Deixe a mistura do iogurte em temperatura ambiente, em uma superfície plana, rígida, que não sofra abalos ou movimentações, mesmo que leves³, por um período de 36 horas. Passado o tempo necessário para a fermentação, resfrie o iogurte e mantenha-o na geladeira.

Atenção: Só agregue os ingredientes adoçantes e saborizantes no momento que for consumir.  

Misture ao iogurte: 
  • Açúcar;
  • Adoçante;
  •  Mel;
  •  Leite condensado;
  • Geleias;
  • Frutas como morango, pêssego, ameixa em calda, goiaba, manga;
  • Refresco em pó.


Dica: No caso das frutas frescas, bata-as no liquidificador e incorpore-as delicadamente ao iogurte. 

Caso deseje um iogurte ainda mais firme, deixe-o dentro de uma musseline ou de um filtro de café virgem por oito horas dentro da geladeira. Então, adoce e/ou aromatize normalmente.


Quer saber o melhor de tudo? Retire 200ml do seu iogurte pronto (sem aromatizar e adoçar) e prepare novamente mais iogurte!

Experimente! 

(¹) É possível que o iogurte tenha surgido no Oriente, devido a própria origem da palavra: jugurt.
(²)Na falta de uma caixa térmica, armazene em uma bolsa térmica ou enrole o recipiente com um pano para que não ocorra o resfriamento brusco. 
(³) A movimentação do iogurte durante o período de fermentação poderá prejudicar a consistência final. 
Referências: Alimento-no-comunidades, Danone e Rosa Rio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...