quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cronut

O cronut é uma receita criada em 2013 pelo confeiteiro Dominique Ansel, em Nova Iorque. Ele combinou a massa folhada com o formato e a cobertura do doughnut (conhecido popularmente como donut), o que resultou nesse doce, que acabou virando um grande sucesso em diversos países. 

O cronut é chamado assim devido à junção das palavras croissant e doughnut, apesar de a massa tradicional do croissant ser a semifolhada¹. 

A fritura da massa folhada transformará as características sensoriais dessa massa, que, após a fritura, ficará mais parecida com a do doughnut

Aprenda a fazer essa receita que é sucesso até hoje! 

Ingredientes: 
400g de massa folhada
2 gemas
Farinha de trigo sem fermento suficiente para polvilhar a bancada
Óleo vegetal ou gordura vegetal para fritura

Cobertura: 
50g de açúcar de confeiteiro
10ml de água
6 gotas de limão


Modo de preparo: 
Polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo sem fermento e disponha a massa folhada sobre ela. Utilize cortadores redondos em dois tamanhos, um para fazer o corte da massa e outro para retirar o miolo do cronut

Faça camadas desses discos vazados de massa de modo que cada cronut tenha entre três e quatro camadas de massa folhada. Pincele com gema a superfície de cada cronut e leve-os para fritar em óleo previamente aquecido. 

Retire os cronuts da panela ou fritadeira quando estiverem dourados e com as camadas em folhas bem marcadas. 


Prepare a cobertura dos cronuts, misturando o açúcar de confeiteiro com a água e as gotas de limão. Cubra delicadamente a superfície de cada cronut e espere a cobertura endurecer.

Daí, é só servir e se deliciar!

Dica: Caso queira fazer um cronut mais leve, fique à vontade! Basta clicar aqui para saber como preparar. 

(¹) A massa semifolhada é uma massa rica, com mais ingredientes do que a folhada. A diferença principal da massa semifolhada (em relação à folhada) é a presença de fermento biológico na sua preparação. 

Referências: paladar, g1, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...