sábado, 15 de fevereiro de 2014

Chá

Dentre as bebidas mais consumidas do mundo, o chá figura em segundo lugar¹. O chá surgiu há mais de quatro mil anos na China. Teria sido Shen Nung, imperador chinês, o responsável pela criação dessa bebida. 

Naquela época, o imperador ordenara, por medida higiênica, que todos fervessem sua água antes de preparar suas bebidas. E, certa vez, ao ferver sua própria água, Shen Nung notou que algumas folhas haviam caído na água e, observando, notou que haviam surgido cor e aroma na água. Então, provou e aprovou. As folhas que haviam dado essas características à água eram de camellia sinensis.

Mesmo tendo origem chinesa, o chá acaba sendo muito associado à Inglaterra. Mas essa bebida só foi levada para Europa, especificamente para a Inglaterra, durante o século XVII, por Catarina de Bragança². O hábito de acrescentar leite ao chá se deu devido à falta de resistência das xícaras inglesas. O chá quente puro quebrava as xícaras. Adicionando leite frio e, então, acrescentando o chá quente, os ingleses notaram que a xícara não quebrava. Mesmo depois que começaram a produzir xícaras mais resistentes ao calor, os ingleses continuaram adicionando leite aos seus chás, pois acabou virando hábito.

O chá deve ser produzido a partir da imersão das folhas de camelia sinensis em água quente. Somente com camellia sinensis se produz chá.

Existem quatro tipos básicos de chá, que variam de acordo com o processamento das folhas de camellia sinensis. São elas: 

  • As fermentadas, que geram o chá preto;
  • As semi-fermentadas, que produzem o oolongo; 
  • As levemente fermentadas, que originam o chá verde;
  • As não-fermentadas, que produzem o chá branco. 

Além desses tipos básicos, existem as misturas, chamadas de blends, que combinam as folhas de camellia sinensis com outros ingredientes aromáticos. O  Earl Grey Tea é um dos blends mais famosos e consiste nos chás pretos do Sri Lanka³ e da Índia, aromatizado com bergamota. 

Existem também os chás-gourmet, como o Yin-Zhen, que são produzidos em menores quantidades e  possuem preços mais elevados. Os chás-gourmet são produzidos de maneira diferenciada, gerando esse diferencial. 

Existem especificidades nos modos de preparar os diversos tipos de chá. Mas é possível utilizar as seguintes regrinhas dos tipos básicos para se guiar. Veja a temperatura, as quantidades de folhas e o tempo de exposição a seguir:

1.Chá preto: utilize de 11 a 13g de folhas para cada litro de água recém-fervida (100ºC). As folhas devem ficar imersas na água de dois a quatro minutos.

2. Oolongo: para cada litro de água, coloque de 11 a 13g de folhas e deixe-as infusas de dois a quatro minutos.

3.Chá verde: Utilize de 11 a 13g e deixe imersas em água entre 50ºC e 90ºC por até três minutos (mínimo de um minuto).

4. Chá branco: Com a água entre 50ºC e 90ºC, coloque de 11 a 13g de folhas no intervalo de tempo entre um e três minutos.

É importante saber qual o tempo e a temperatura adequados para cada tipo de chá, pois deixar as folhas em temperaturas inadequadas pode queimá-las e mantê-las infusas por mais tempo do que o necessário acaba gerando notas de amargor.

Por fim, é importante esclarecer que sem as folhas de camellia sinensis não existe chá.  Isso quer dizer que bebidas elaboradas a partir de folhas, frutas ou flores que não incluam a camellia sinensis não são consideradas chá.

Mesmo elaboradas com água quente e sendo feitas por imersão de ingredientes, essa variedade de bebida não pode ser chamada de chá - devendo ser chamada de infusão.
 
(¹)Somente a água consegue superar o chá na lista de bebidas mais consumidas do mundo.
(²) Catarina de Bragança era esposa de Carlos II.
(³) O Sri Lanka se localiza onde ficava o antigo Ceilão.
Referências: Hanny Guimarães, revistacasaejardim, santissimobeco, O que Einstein disse a seu cozinheiro 2 e histórias, lendas e curiosidades da gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...