quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Bobó de camarão

O bobó de camarão é um prato típico da Bahia¹, e, como boa parte das receitas tradicionais baianas, há influência da cozinha europeia, africana e indígena. 

No caso do bobó, ingredientes da cozinha da África e da cultura indígena se destacam, como a pimenta e o azeite de dendê africanos e a macaxeira, também conhecida como mandioca, base da alimentação dos índios brasileiros, sendo provável que esse prato tenha sido criado no século XVII.

O bobó é definido como um prato com camarões em um creme de macaxeira, temperados com leite de coco e coloridos e saborizados com azeite de dendê.

Siga a receita abaixo e aprenda como se faz um bobó de camarão baianíssimo².

Ingredientes:
400g de macaxeira cozida
250g de camarão descascado
150g de cebola picada
150ml de leite de coco
30g de manteiga
25ml de azeite de dendê (ou até mais, de acordo com seu gosto)
6g de alho picado
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.
Pimenta dedo-de-moça q.b. 
Coentro q.b.
Cebolinha q.b.

Modo de preparo:
Em uma panela (temperatura média), refogue a cebola na manteiga e, depois, acrescente o alho e refogue-o também. Adicione o camarão e deixe-o na panela por aproximadamente um minuto, mexendo sempre. Retire todo o conteúdo da panela e reserve-o.

Com auxílio de uma batedeira ou mixer, transforme a macaxeira cozida em um purê. Coloque esse purê em uma panela junto com o azeite de dendê e o leite de coco. Acerte o sal e as pimentas. Deixe ferver. Então, junte os camarões e desligue o fogo. Só então adicione o coentro³ e a cebolinha.

Sirva ainda quente com arroz branco! Fica saborosíssimo! 
Dica: Sempre prefira utilizar na decoração de seus pratos ingredientes que estejam presentes na composição da receita, portanto, não sirva o bobó de camarão na moranga (abóbora). 

(¹) O bobó africano costumava ser preparado com feijão, banana, temperado com azeite de dendê e servido com inhame. Foi esse prato o precursor da receita baiana de bobó de camarão.
(²) Algumas pessoas colocam tomate e pimentão na receita de bobó de camarão, mas eu prefiro não utilizar para que essa preparação fique nitidamente diferenciada da receita de moqueca de camarão.
(³) Como não gosto do sabor do coentro, utilizei somente a cebolinha. Porém, para fazer um típico bobó é necessário utilizar essa erva. 
Referências: Panelinha, ruadireita, Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, cozinhas do Brasil e acervo pessoal. 

2 comentários:

  1. Oi Lara! Eu acompanho seu blog e gosto do seu jeito simples e prático! Adoro Bobó de Camarão! Experimente usar as cascas do camarão para fazer um fundo e nele cozinhar a macaxeira, isto deixará o creme mais saboroso. E para realmente ser baianíssimo, faltou o coentro! Prato baiano tem que ter!! rs Parabéns pelo blog! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony! Inicialmente agradeço sua atenção e o seu comentário. Como costumo usar as cascas e cabeças dos camarões para fazer bisques ou caldinho cremoso de camarão, acabo não utilizando essas partes para aromatizar e saborizar o creme de macaxeira. Mas sua ideia é excelente! Com certeza testarei (e acredito que irá ficar realmente com um sabor mais pronunciado de camarão). Sobre o coentro, excelente observação! Eu não o coloquei pois não gosto, mas reavaliei e vi que realmente é necessário que eu faça uma citação, mesmo que eu não o utilize em minha receita.

      Obrigada pelas contribuições e um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...