terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Vinho reservado x vinho reserva

Muitas vezes nos deparamos com nomenclaturas especificas, mas que não não deixam claro suas diferenciações. Sabemos que existem vinhos ideais para guardar e consumir em ocasiões especiais, que quando mais tempo armazenados mais desenvolvem sabores e aromas. Mas, existem também aqueles vinhos mais simples, que devem ser consumidos jovens, ou seja, imediatamente após a compra.

E, para não restar dúvidas, vamos apresentar quem é quem no mundo da enologia.

O vinho reservado é um vinho jovem, frutado, simples, que não é envelhecido nem armazenado em tonéis de madeira. Esse tipo de vinho não possui complexidade, costuma manter um padrão de sabores e aromas e são produzidos em larga escala. Portanto, o vinho reservado deve ser consumido imediatamente após a sua aquisição, pois, quanto mais jovem esse tipo de vinho for consumido, melhor serão percebidas as suas características e menores serão as alterações e perdas de flavour¹.

 Já o vinho reserva é produzido com uma seleção mais rigorosa das uvas e cuidados especiais nos processos de produção. A vinificação é mais cuidadosa e resulta em um vinho de qualidade superior. Boa parte dos vinhos reserva produzidos passa por um estágio em barricas de carvalho. 

Em muitos países da Europa, os vinhos reserva devem seguir a legislação, obedecendo os tempos especificados na lei quanto ao envelhecimento nas barricas e em garrafas. Esses vinhos costumam amadurecer por  36 meses, sendo no mínimo 12 meses em barricas e os demais na garrafa. Esses vinhos desenvolvem aromas e sabores complexos e são ideais para armazenamento por longos períodos, pois esses períodos de guarda irão acentuar suas melhores características. 

Os vinhos gran reserva se assemelham com os vinhos reserva, mas são envelhecidos por mais tempo, cerca de cinco anos antes de ir para o mercado.

É possível que o termo reservado seja uma estratégia de marketing para vender o vinho jovem, pois o termo reservado é bastante parecido com a palavra reserva, o que pode resultar em vendas equivocadas.

De qualquer modo, o consumidor deve estar atento as diferenças dos rótulos, apresentação e preço, que são bons indicadores para sabermos que vinho estamos comprando.

(¹) Flavour ou flavor são as características organolépticas (sabor, cor, textura, aroma) de um determinado produto. 
Referências: sommelierwine.

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