segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Petit gâteau

Petit gâteau¹, que, ao ser traduzido da língua francesa para a portuguesa, vira "bolo pequeno", não é uma preparação típica da França. Na França, petit gâteau é simplesmente um bolinho qualquer, bastando ser pequeno. 

Mas, para muitas pessoas, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos, petit gâteau é um bolinho de chocolate com uma superfície durinha e um recheio cremoso e molinho, que costuma ser servido com uma bola de sorvete de baunilha², ladeando-o.

Na França, já existiam sobremesas semelhantes ao princípio do, hoje, famoso petit gâteau. Bolos pequenos que eram servidos sem assar completamente, preservando a característica de cremosidade no centro de uma massa firme e bem assada. Essas sobremesas são conhecidas como fondant au chocolat, gâteau moelleux au chocolat e moelleux au chocolat coeur chocolat.

O petit gâteau como conhecemos, tanto de receita como de nome, só começou a ser comercializado no Brasil na década de 90, especificamente em 1996. 

Dentre as versões existentes que explicam a origem dessa sobremesa, estão as duas melhores:

1.O francês Michel Bras havia criado em 1981 um prato chamado de biscuit tiède de chocolat collant (que consistia em um bolo de massa bem assada que tinha um recheio de chocolate congelado e, ao ser forneado, esse chocolate se derretia). Posteriormente, essa receita teria passado por simplificações que resultaram numa massa única cujo recheio consistia na própria massa, porém com menor tempo de cocção, o chamado petit gâteau. 

2. O também francês Jean-Georges Vongerichten havia criado essa receita em Nova Iorque, em 1987, decorrente de um erro no tempo de cocção dos bolinhos comuns de chocolate (receita de sua mãe), que deviam ficar bem assados, mas que resultaram em um bolinho assados por fora e com o interior ainda mole.

Independente de sua origem, o petit gâteau é um enorme sucesso em diversos restaurantes e é uma sobremesa muito famosa atualmente! 

Aprenda a fazer esta receita fácil e deliciosa! 

Ingredientes:
95g de chocolate meio amargo em barra 
95g de manteiga
65g de açúcar refinado
55g de farinha de trigo sem fermento
2 ovos
10g de cacau em pó

Modo de preparo:
Unte a forma com um pouco da manteiga e polvilhe com uma mistura de 10g de farinha com o cacau em pó. Reserve. Pique o chocolate meio amargo e derreta-o no micro-ondas (ou no banho-maria), colocando em potência média e parando de 40 em 40 segundos para mexer, verificando se o chocolate já está totalmente derretido. Acrescente a manteiga em temperatura ambiente ao chocolate e misture bem.

Em outro recipiente, misture os ovos e o açúcar com auxílio de uma colher ou espátula. 

Evite utilizar o fouet (e também o garfo), pois o objetivo não é agregar ar à preparação.

Junte a mistura dos ovos e do açúcar com o chocolate derretido e a manteiga. Então adicione a farinha de trigo e misture o suficiente para que fique homogêneo, porém não bata demais.  

Distribua essa massa nas quatro forminhas untadas e deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Então leve para assar a 200ºC em forno pré-aquecido por aproximadamente nove minutos. Você notará que o bolinho está se soltando das bordas da forma, mas que seu centro ainda está mole. Retire do forno e deixe por aproximadamente um minuto sobre a bancada antes de desenformar e servir.

Sirva com sorvete de baunilha! Bom apetite! 

(¹) A pronúncia é "pêti gatô".
(²) Esclarecimento: o famoso sorvete de creme é, na realidade, sorvete de baunilha.
Referências: Apostila Senac, viagemcomesebebes, correiogourmand, clubemedblog e gastronomium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...