sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Macarrão com queijo, o famoso mac and cheese

O macarrão com queijo é uma preparação muito comum nos Estados Unidos. Muitas séries da televisão americana mostram seus personagens comendo o famoso macaroni and cheese em situações cotidianas.  

Além de ser muito fácil de fazer, essa receita é tão comum que, nos Estados Unidos, existem inúmeras versões industrializadas à venda no mercado. 

A principal característica desse prato é ser levado ao forno depois de pronto. Além disso, pouca coisa é unanimidade. De fato, essa é uma receita que possui inúmeras variações.

A receita que apresento a seguir é a versão aperfeiçoada do mac and cheese do seriado Everybody Hates Chris (Todo Mundo Odeia O Chris).
Modifiquei livremente a receita para agregar sabores, pois, na minha opinião, a receita estava desbalanceada nos quesitos sabor e textura.

Receita:

Ingredientes: 
300ml de leite integral
250g de macarrão tipo serpentini 
150g de queijo processado tipo cheddar¹
100g de cebola bem picada
50g de queijo parmesão ralado 
15g de manteiga
10g de farinha de trigo sem fermento
Sal q.b.
Pimenta do reino branca q.b.
Cebolinha q.b.
Opcional e altamente recomendado: 150g de bacon

Modo de preparo: 
Cozinhe os 250g de macarrão em 2,5 L de água com sal (o quanto for suficiente) por aproximadamente 8 minutos (isso vai variar de acordo com o fogão), até que fique al dente. Assim que a massa estiver no ponto, escorra-a e coloque em um refratário.

Enquanto isso em outra panela, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Quando a cebola estiver ficando transparente e macia, acrescente a farinha de trigo e mexa sem parar. 

Então, quando a farinha estiver bem misturada com a manteiga e a cebola, continue mexendo por mais um minuto e, então, acrescente o leite. 

A partir deste ponto é importante misturar com o fouet, para evitar que fiquem bolinhas de manteiga com farinha mal incorporadas ao leite. Quando estiver bem perto de ferver, acrescente o queijo tipo cheddar e vá misturando até que o queijo derreta completamente e forme um molho uniforme. Tempere com sal e pimenta branca.

Cubra a massa que está no refratário com o molho e polvilhe queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido por cinco minutos². Quando retirar a massa do forno, coloque a cebolinha fatiada e sirva!

Caso vá acrescentar o bacon na receita, corte-o em cubos pequenos e leve-o ao fogo em uma frigideira, até que fique dourado e sequinho. Adicione o bacon à preparação misturando com a massa serpentini imediatamente antes de acrescentar o molho.
  
Bom apetite!! 

(¹) O queijo cheddar tradicional é um queijo duro, curado, de cor amarelo-alaranjada, originário da cidade de Cheddar, na Inglaterra. O queijo processado tipo cheddar é uma versão americana que possui como características a maciez, o alto teor de gordura e a cor amarelo-alaranjada marcante. Diferente do queijo cheddar inglês, o cheddar americano é um produto industrializado.  
(²) Muitas receitas de mac and cheese aconselham levar para gratinar por 15 minutos, o que deixa a massa muito cozida (porém, um gratinado maravilhoso). Eu prefiro deixar por 5 minutos e manter minha massa al dente. 

Referências: Panelinha, Ana Maria Brogui e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...