sábado, 18 de janeiro de 2014

Escondidinho de macaxeira com carne de sol

O escondidinho de macaxeira com carne de sol consiste em duas camadas de purê recheadas com carne de sol temperada. Para finalizar, a superfície do escondidinho é polvilhada com queijo coalho ralado.

Existem inúmeras versões de escondidinho, com alterações tanto no purê quanto no recheio.
Há escondidinho feito com purê de batata, abóbora, inhame, batata-doce, mandioquinha e muitas outras opções. Os recheios também podem variar, sendo comuns os de frango, carne de charque, carne moída e camarão. E, como não poderia ser diferente, o queijo usado para a finalização do escondidinho também aceita substituições: vale mussarela, prato, parmesão e muitos outros.

O escondidinho é um prato típico do sertão nordestino. Sim, comida regional brasileira.

O local de origem é incerto: alguns dizem ser da Paraíba, outros de Pernambuco. O fato é que, hoje, o escondidinho já faz sucesso como comida de boteco em todo o Brasil.

Aprenda aqui a preparar esse prato maravilhoso.

Ingredientes:
1000g de macaxeira cozida
600g de carne de sol dessalgada e cozida
240ml de leite integral
200g de cebola roxa picada
100g de queijo coalho ralado
60g de manteiga (pode ser a manteiga comum ou a manteiga da terra)
Sal q.b.
Pimenta branca q.b.

Modo de preparo:
Processe a macaxeira com o leite até que vire um purê cremoso. Ferva-o numa panela com 50g de manteiga. Tempere com sal, pimenta branca e reserve.

Desfie a carne de sol. Refogue a cebola roxa na manteiga e acrescente a carne de sol para refogar. Acerte o sal e a pimenta branca.

Montagem:
Coloque em uma travessa, refratário ou em vários ramequins uma camada do purê de macaxeira. Então acrescente uma camada de carne de sol refogada e adicione outra camada do purê de macaxeira. Polvilhe com queijo coalho ralado e leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos.


Sirva quente!

Referências: Receitas folha e acervo pessoal.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...