sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Cupcake de amora

O cupcake nasceu no século XIX, nos Estados Unidos¹. Cupcake é um termo que traduzido do inglês significa 'bolo de xícara', devido ao método utilizado para medir os ingredientes: em xícaras.

No século XX, ainda não existiam utensílios adequados para a confecção desses pequenos bolos, sendo necessário por vezes assá-los em pequenas latas - o que acaba por gerar um reforço para a palavra cupcake.

Hoje, esse bolinho individual é muito popular, pois, além de seu tamanho especial, apresenta grande variedade de sabores, recheios e decorações! A aparência dele também é um grande atrativo, e agrada tanto crianças como adultos.

A massa do cupcake também possui variações, sendo a amanteigada a mais adequada. 

Aprenda a seguir a fazer cupcakes de amora.

Ingredientes:
A. Massa:
250g de farinha de trigo
250g de açúcar refinado
150ml de leite
125g de manteiga em temperatura ambiente
3 ovos em temperatura ambiente
10g de fermento químico

B. Recheio:
200ml de leite condensado
80g de amoras 

C. Cobertura:
2 claras 
120g de açúcar refinado
30ml de água
2ml de suco de limão
Amoras processadas q.b.

D. Montagem e decoração:
Amoras frescas q.b.

Modo de preparo: 

A.Massa: 
Faça um creme fofo, claro e homogêneo, batendo em velocidade média na batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar por cerca de 10 minutos. À parte, peneire a farinha de trigo e junto com o fermento químico. 

Retire o creme da batedeira e vá adicionando aos poucos, intercalando, pequenas quantidades de leite e farinha de trigo com fermento.  Incorpore delicadamente com auxílio do fouet (sem bater), fazendo movimentos giratórios de baixo para cima. 

Dica: Se preferir, macere algumas amoras e misture à massa. 

Transfira a massa com cuidado para as forminhas de cupcake (que podem ser de papel ou de silicone), preenchendo com massa somente 2/3 de cada forminha (não há necessidade de untar).

 Asse a 170ºC  por aproximadamente 20 minutos. O tempo irá variar de acordo com o forno. 

Dicas:
  • Não bata a farinha de trigo na batedeira nem mexa demais após adicioná-la ao creme batido, pois isso prejudica a leveza e a aeração da massa;
  • Não é preciso bater claras em neve se já for usar fermento químico na massa dos cupcakes: o fermento será o responsável pela leveza da massa;
  • Massas cremosas assam melhor e mais rápido do que massas líquidas, portanto, não adicione líquido demais à massa.
Dicas para saber se a massa dos cupcakes já está assada: 

1.Fure um dos cupcakes (alguma parte que fique próxima ao meio da massa) com um palito: Se o palito sair limpo, é porque a massa já assou;

2.Toque delicadamente com as pontas dos dedos na superfície de um dos cupcakes para sentir se ele ainda está mole ou se já ficou macio e sequinho, porém fofo. Caso esteja no ponto, retire-o do forno. 

Os cupcakes devem esfriar sobre uma grade, para que não umedeçam as forminhas de papel.

B. Recheio:
Macere as amoras e leve-as ao fogo baixo com o leite condensado, mexendo sem parar até que fique cremoso e essa mistura comece a se soltar do fundo da panela. Espere esfriar e coloque-o em um saco de confeitar (não precisa colocar bico).

C. Cobertura: 
Prepare uma calda de açúcar em ponto de bala mole, colocando uma panela em fogo baixo com o açúcar, a água e o suco de limão. Enquanto isso, bata as claras na batedeira. Ainda enquanto bate as claras, acrescente a calda de açúcar em um fio fino e contínuo até que toda a calda seja adicionada. O merengue (italiano) deve ser batido até o recipiente voltar a ficar em temperatura ambiente. Faça um suco bem concentrado de amoras e adicione-o ao merengue (ou, se preferir, adicione as amoras picadas) e bata somente até agregar. Coloque o merengue de amoras em um saco de confeitar com o bico de sua preferência².

D. Montagem e decoração:
Com uma faca³, faça um furo no centro de cada cupcake e, com o auxílio do saco de confeitar, adicione o recheio. Use uma parte da massa que foi retirada do centro do cupcake para tampar novamente o cupcake na parte do recheio. Então, decore a superfície do cupcake com o merengue de amoras. Finalize adicionando amoras frescas sobre o cupcake.

Fica muito bonito e, além disso, delicioso!

(¹) O Fairy cake ou 'bolo de fada', bolinho típico do Reino Unido, é precursor do cupcake.
(²) Caso tenha optado por colocar pedaços de amora no merengue, escolha bicos mais largos ou utilize o saco de confeitar sem o bico (bicos estreitos tendem a entupir devido à presença dos pedaços de amora).
(³) Um descaroçador de maçãs, um descascador de legumes (do tipo pontudo) ou o próprio furador de cupcake também são boas ferramentas para criar o espaço para o recheio na massa do cupcake.
Referências: Bases de confeitaria profissional,deliceria, receitacupcake e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...