quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Desfazendo 5 mitos gastronômico-culinários sobre chocolate

Em algum momento da vida, todos nós ouvimos ou acreditamos em algum mito gastronômico-culinário. A publicação de hoje irá apresentar a verdade sobre cinco mitos a respeito do chocolate.


 1."O chocolate é pobre em nutrientes."
O chocolate é rico em nutrientes, sendo eles gorduras, proteínas, carboidratos, vitaminas do complexo B, sais minerais tais como o magnésio e o potássio, além de antioxidantes. 

2."Chocolate branco é chocolate".
Tecnicamente, o chocolate branco não é chocolate, pois não possui massa de cacau em sua composição. O chocolate branco é composto apenas pela manteiga de cacau, misturada com açúcar e leite. Costuma ter no mínimo 20% de manteiga de cacau.

3. "Só existe um tipo de cacau."
Na verdade, existem três tipos de cacau. São eles:
O Cacau Forasteiro, que é um tipo que possui características de adstringência e amargor;
O Cacau Crioulo, que é uma variedade mais suave, com toque de mel, frutas secas e frutas vermelhas; e O Cacau Trinitário, variedade híbrida do o Forasteiro e o Crioulo, que é considerada de qualidade inferior.

4."Podemos substituir o chocolate ao leite pelo chocolate meio-amargo ou amargo e vice versa sem modificar a receita".
Devido às variações da quantidade de manteiga de cacau em cada tipo de chocolate, aconselha-se seguir uma determinada proporção para evitar alterações de textura nas sobremesas. A proporção está descrita a seguir: Utilize 500g de chocolate ao leite a 40% OU  370g de chocolate amargo a 60% OU 355g de chocolate amargo a 70%. Caso queira mudar a receita e transformá-la na versão branca, utilize 650g de chocolate branco a 35%.

5."A porcentagem de cacau indica a qualidade do chocolate."
Muitos acreditam que a porcentagem de cacau é um indicativo de qualidade do chocolate. Mas essa informação está incorreta. O que determina a qualidade de um chocolate é um conjunto de fatores que envolvem a região onde o cacau é produzido, os fatores climáticos dessa região, além das técnicas de colheita, os métodos empregados na realização da brassagem, secagem, fermentação, enfim, toda a produção do chocolate irá interferir na qualidade final do produto. A qualidade do produto final depende inicialmente de uma boa matéria-prima, mas sem um bom manuseio e sem mão-de-obra qualificada de nada irá adiantar. Alguns critérios podem ser utilizados para julgar a qualidade do chocolate: o país de origem do cacau, a variedade do cacau utilizada, o produtor/fabricante do chocolate, entre outros.

Leia mais: Desfazendo oito mitos gastronômico-culináriosDesfazendo equívocos gastronômico-culinários de quatro pratos famosos.
Referências: Enciclopédia do chocolate, achoc, sadia e publitecbrasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...