sábado, 16 de novembro de 2013

Pudim de leite condensado

Quando os brasileiros pensam em sobremesas, e quando, em pensamento, tentamos listar nossas sobremesas preferidas, claro que nos vem à cabeça o pudim de leite condensado! E não poderia ser diferente: o pudim de leite condensado tem uma aparência bonita, uma textura excelente e agradável e um sabor irresistível!

Provavelmente, o pudim de leite que conhecemos foi inspirado no pudim do abade de Priscos, uma sobremesa típica de Portugal.

Existem diversas receitas de pudim de leite. Algumas delas, utilizam leite integral, gemas e açúcar, enquanto outras substituem o açúcar pelo leite condensado.

Apresento a seguir a minha receita preferida de pudim de leite condensado.


Receita:

Ingredientes do caramelo:
150g de açúcar
55ml de água
5ml de suco de limão

Ingredientes do pudim:
1158g de leite condensado¹
750ml de leite integral
4 gemas
15g de leite em pó²
5ml de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Em uma panela, dissolva o açúcar na água e acrescente o suco de limão. Aqueça e espere ficar em ponto de caramelo dourado. Retire do fogo e despeje sobre o fundo da forma de furo no meio.

Em um bowl, misture o leite condensado, o leite integral, as gemas, o leite em pó, a essência de baunilha e o sal, incorporando levemente até que fique homogêneo. Passe o conteúdo desse bowl para a mesma forma de furo no meio onde está o caramelo.

É importante que o pudim seja feito em banho-maria. Existem duas possibilidades: A primeira é colocar a forma do pudim coberta com papel alumínio dentro de uma forma maior contendo água (e também um pouco de suco de limão)e proceder a cocção no forno;  A segunda possibilidade é encaixar a forma de pudim em uma panela maior que contenha água (e suco de limão) e cozinhar no fogão. Na segunda possibilidade, pode-se utilizar tanto o papel alumínio como uma tampa de panela.

O tempo de cocção irá variar, sendo normalmente superior a uma hora. Verifique se o pudim está firme – se estiver, retire-o do fogo e deixe para desenformá-lo quando estiver frio.

A partir desse ponto, sirva em temperatura ambiente, frio, gelado ou como preferir! Se quiser, decore com chantilly!

Bom apetite!

(¹) 1158g equivalem a 3 latas de leite condensado.
(²) 15g de leite em pó equivalem a 2 colheres de sopa de leite em pó.
Referências: Alimente receitas, UFC e Acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...