sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Suflê de camarão

O suflê sempre é uma opção leve e saborosa, agradável tanto café da manhã, quanto no almoço, no brunch, em lanches e também no jantar. Os principal ingrediente do suflê é a clara do ovo. São as claras que fornecem a estrutura e o volume dessa preparação. Elas devem ser batidas em neve, no ponto de picos moles.  

Em muitas receitas de suflê também encontram-se gemas. Para criar um base de apoio para que o suflê não desande, murche ou desabe ao ser retirado do forno, é necessário utilizar, por exemplo, um molho bechamel para suflês salgados ou um creme de confeiteiro, no caso de suflês doces. Aliado às gemas, essas bases estabilizam mais a estrutura do suflê.

Muitos outros molhos e ingredientes podem ser agregados ao suflê, oferecendo uma gama de possibilidades e sabores.

Para fazer um suflê e obter bons resultados, utilize um recipiente de porcelana de lados retos (para possibilitar o crescimento), untada com manteiga e polvilhada com queijo parmesão ralado ou farinha de rosca.

Para exemplificar melhor, veja a receita a seguir - Suflê de camarão.

Ingredientes:

1.Molho bechamel:
500mL de leite integral
40g de farinha de trigo
40 g de manteiga
50g de cebola branca
1/2 folha de louro
1 cravo da índia
Q.b de sal, noz moscada e pimenta do reino branca em pó.

2.Para o suflê:
500g de camarões médios limpos
450g de molho bechamel
300g de claras
150g de gemas
25g de queijo parmesão ralado grosso
40g de manteiga (Sendo 20g para untar)

Modo de preparo:

1.Molho Bechamel: 
Em uma panela, ferva o leite com a cebola incrustada com a folha de louro e o cravo. Coe e reserve. Então, em outra panela, derreta a manteiga e agregue a farinha, mexendo sempre. Após alguns minutos, vá acrescentando aos poucos o leite, batendo com o fouet para evitar a formação de grumos. 

Quando tiver agregado todo o leite e o molho já estiver com uma textura fina e cremosa, deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, mexendo sempre. Tempere com sal, noz moscada e pimenta do reino e retire do fogo. Coe com auxílio do chinois

2.Suflê:
Misture o bechamel e as gemas até que fique bem homogêneo. Reserve.

Aqueça a manteiga em uma frigideira e acrescente os camarões. Quando começarem a mudar de cor (devem ficar rosados), retire-os do fogo. Acrescente os camarões ao bechamel e gemas.

Unte os ramequins e polvilhe-os com o queijo parmesão.

Bata as claras em neve e divida-as em três partes: a primeira porção deve ser agregada à mistura do bechamel, gemas e camarão. Então, agregue também a segunda porção das claras de neve (à mistura do bechamel e demais ingredientes). 

Preencha até metade da capacidade de seis ramequins. A massa de suflê que sobrar após encher os ramequins deve ser agregada à terceira e última porção de claras em neve e incorporada delicadamente.

Acrescente o conteúdo final no centro de cada ramequim, espalhando suavemente com auxílio de uma espátula. Polvilhe queijo parmesão por cima e coloque os ramequins sobre um assadeira. Leve ao forno a 200°C para assar.


Sirva ainda quente. Bom apetite! 
(¹) Brunch é um termo que designa uma refeição que agrega itens do café da manhã e do almoço. Ocorre normalmente entre 10h e 14h. A palavra brunch é a junção da palavra breakfast e da palavra lunch, café da manhã e almoço, respectivamente, em inglês.
Referências: Chef Profissional, Dona Benta e Apostila Senac SP.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...