quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Análise sensorial de cervejas especiais

Cerveja! Uma bebida muito bacana que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo da gastronomia. E, para que ninguém fique de fora das apreciações e degustações cervejeiras, apresentamos os principais itens a serem observados em uma análise sensorial.

Ao degustar uma cerveja especial, é necessária uma atenção maior, para não perder qualquer dos detalhes essenciais para a boa apreciação dos aromas, sabores e demais características da cerveja.

Para isso, é importante conhecer os itens básicos da degustação de cervejas. E são eles:

Aparência, aroma, paladar, tato, drinkability e aftertaste. Algumas pessoas consideram também a audição como item básico para aproveitar ainda mais a degustação, explorando o som da tampinha da garrafa abrindo como sensação prazerosa, por exemplo.

Mas, para análise de fato, a aparência é o ponto inicial. Nesse aspecto, podem ser analisadas a aparência em si, que se ramifica em coloração do líquido e coloração da espuma, a formação de espuma, a carbonatação observada por meio de avaliação visual, entre outras observações que podem ser feitas.

Já no quesito aroma há uma grande variedade de cheiros a serem descobertas e analisadas. Podem ser suaves, como nuances discretíssimas, que relembram notas ou toques de elementos difíceis de decifrar ou até nítidos e fortes aromas, marcantes e característicos.

Quando se falar em degustação, é quase unanimidade considerar o paladar o sentido mais importante. É nesse item que estão envolvidos a percepção dos gostos - que são o doce, o azedo, o salgado, o amargo e o umami -, dos sabores, que podem ir desde malte, passando pelo lúpulo, aromas cítricos, cheiros que remetem a frutas, ervas e/ou especiarias até tons tostados como café e chocolate (para conhecer ingredientes adicionados às cervejas especiais, leia a publicação do blog Lupulento, clicando aqui).

Pelo tato, percebemos na cerveja a textura, viscosidade, corpo, carbonatação e a presença de elementos ácidos ou nuances adstringentes.

A drinkability é um critério fundamental para classificar uma cerveja. A drinkability é nada mais nada menos que a dificuldade ou facilidade em beber a cerveja. Características como dificuldade de deglutição, bolhas que transmitem aspereza à cerveja são cervejas com baixa drinkability, enquanto cervejas de alta drinkability permitem que tomemos vários copos, sentindo que descem macias, fluidas, fáceis.

O aftertaste pode ser traduzido para a língua portuguesa como retrogosto, a sensação, os aromas, os gostos e os sabores que são percebidos posteriormente. É suficiente dar um curto espaço de tempo para notar se as características do aftertaste são persistentes ou se somem rapidamente, se o há retrogosto metálico, resquícios de oxidação ou se o frescor se sobrepõe.

Observe a sua cerveja especial no máximo de detalhes que conseguir. Veja as cores, as bolhas oriundas da carbonatação, curta o som da garrafa ou da latinha abrindo, o barulho discreto das bolhinhas, sinta os cheiros, a temperatura, aprecie o sabor, tente diferenciar os gostos, busque referências para descobrir as notas e toques suaves e discretos, experimente a textura e cheque o corpo da cerveja.

E saiba que, para uma análise sensorial detalhada, é necessário ter uma boa cerveja. É ainda melhor quando a cerveja escolhida tem características diferentes, mais específicas.

Crédito da imagem: www.juliasales.com.br
Mas lembre-se: o paladar e o gosto são muito pessoais. O seu estilo de cerveja preferida é você quem descobrirá por meio do repertório: quanto mais provar e analisar, maior o conhecimento acumulado sobre o assunto.

Existem muitos estilos de cervejas, que variam em torrefação, teor alcoólico, sabor e aroma – tornando possível existir um tipo adequado de cerveja para cada ocasião.

Agora que você já aprendeu mais sobre apreciação de cervejas, só nos resta desejar uma boa degustação e até breve!

Sugestão de leitura: A cerveja na gastronomia

Referências: Livro vinho versus cervejas, livro cervejas e destilados, blog lupulento, e blog beer e bier.Créditos de imagem: Júlia Sales (www.juliasales.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...