domingo, 4 de agosto de 2013

Coco e beijinho

O coco, conhecido por todo o litoral nordestino, cujo nome científico é Cocos nucifera, é uma famosa fruta de casca fibrosa e grossa, que em seu interior contém uma noz, que abriga o líquido e a polpa. 

Pode ser usada em lascas ou lâminas, ralada, fresca, seca, batida e em uma grande infinidade de preparações. O coco é considerado uma fruta tropical.

Quando verde, possui boa quantidade de líquido, a água de coco, que pode ser consumida à vontade. Por dentro, concentra uma polpa tenra, gelatinosa e bastante úmida.

Ao amadurecer, o coco perde a água de coco e ganha uma polpa mais firme. O coco também produz o óleo de coco, que é bastante utilizado como opção de gordura para substituir a manteiga, a gordura de porco e a margarina.

São inúmeras preparações que contêm coco em sua composição e, também, de diversas formas: o coco pode ser ralado, sua polpa fresca pode ser retirada em lâminas delicadas, pode ser utilizado o óleo do coco, a água de coco, o leite de coco, que figuram em preparações doces e salgadas, agregando sabor e aroma aos pratos.

Para fazer o leite de coco caseiro são necessários um litro de água e dois cocos maduros. Esses cocos devem estar frescos. Os cocos devem ser abertos e a polpa deve ser ralada. Depois de ralada, coloque a polpa e a água em uma panela e deixe ferver. Então, bata todo o conteúdo da panela no liquidificador e volte à panela novamente, para que ferva e cozinhe por mais dez minutos. Depois, retire do fogo, espere ficar em temperatura ambiente para coar. 

A seguir, uma receita fácil brasileiríssima que utiliza dois ingredientes típicos do nosso país:

Receita de beijinho

 Ingredientes:
800ml de leite condensado
2 cocos ralados (pode ser substituído por 2 pacotes de coco ralado)

Modo de preparo: 
Coloque uma panela em fogo médio, acrescente o leite condensado e parte do coco ralado e mexa sempre até que o beijinho comece a soltar do fundo da panela. Passe o conteúdo para um prato e espere esfriar. Utilize um pouco de manteiga nas mãos para modelar os beijinhos em formato circular ou utilize um saco de confeitar com um bico perlé¹ para modelar as bolinhas. Polvilhe cada uma dos beijinhos com coco ralado.


Boa degustação!

(¹) Bico tamanho 1a.
Referências: Livro 400g e acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...