quarta-feira, 3 de julho de 2013

Vichyssoise

Vichyssoise (termo francês cuja pronúncia correta é “vih-shi-suahz”) é uma sopa de batata, alho poró e fundo de galinha.

Apesar de ser uma sopa de estilo francês, é dito que a Vichyssoise foi criada em 1917 por Louis Diat, chef do Ritz-Carlton, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. 

Louis era francês e, durante sua infância, tinha o hábito de, nos dias de verão, esfriar a sopa adicionando leite. Ele, então, batizou a sua sopa fria homenageando a cidade de Vichy, um balneário importante da região onde Louis nasceu, o Auvergne. 

Porém, existem registros anteriores que indicam que essa preparação já existia. Na Escócia, essa sopa já era consumida no século XVI, sendo publicada na versão impressa em 1598. Já no século XVIII, essa sopa passou a ser chamada, na Escócia, de Cock-a-leekie¹, em referência ao uso do caldo de aves e alho-poró, e considerada Sopa Nacional da Escócia (Scotland’s National Soup). É provável que essa preparação tenha sido inspirada na sopa francesa de galinha e cebola.

Independente da sua origem, a Vichyssoise é uma sopa saborosa e com uma vantagem excelente: pode ser servida fria ou quente – o que a torna ideal para qualquer dia, seja inverno ou verão.

A seguir, a receita da Vichyssoise:

Ingredientes:
1 litro de fundo de galinha²
500g de batatas inglesas descascadas
350g de alho poró picado³
200 g de cebola picada
200 ml de creme de leite fresco4
60g de manteiga
15g de cebolinha picada
Molho de pimenta
Sal

Modo de preparo:
Corte a batata em cubos pequenos. Em uma panela, aqueça a manteiga. Então, refogue a cebola e o alho poró. Acrescente a batata em cubos e o fundo de galinha. 

Deixe cozinhar em fogo brando. Quando as batatas estiverem bem macias, desligue o fogo.Transfira o conteúdo da panela para o liquidificador e bata até que fique uniforme. Leve esse creme homogêneo ao fogo e acrescente o creme de leite. Acerte o sal, adicione algumas gotas de pimenta e desligue a chama do fogão.

Decore com cebolinha. Pode ser servida também (opcionalmente) com queijo gruyère ralado por cima.

É sensacional!! Bom apetite! 

(¹) Na receita original do cock-a-leekie, eram utilizadas também ameixas secas.
(²) O fundo de galinha pode ser feito com carcaças de frango ou galinha, cozidas com cebola, salsão e folhas de alho poró. Se preferir, o fundo de galinha pode ser substituído por um fundo de vegetais.
(³) Utilize o talo para o refogado e as folhas para a preparação do fundo.
(4) O creme de leite fresco pode ser substituído pelo creme de leite comum, desde que se tenha o cuidado de não deixar o creme de leite comum ferver. O ideal é que desligue a chama do fogo e então incorpore o creme de leite de caixinha ou de lata.
Referências: Apostila do Senac SP, English Wikipedia e Wikireferenda. 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...