domingo, 21 de julho de 2013

Frutas exóticas

A seguir, apresento algumas frutas interessantes para conhecer e degustar.


Grenadine (ou granadilha): Seu aspecto geral lembra muito maracujá, porém sua polpa não possui acidez marcante. Tem sabor doce. Também é comparada a uma romã, porém é menor. 




Jabuticaba (ou jaboticaba): É conhecida como uva brasileira. Sua aparência lembra uma azeitona preta redonda e também remete à uva preta. Sua casca possui acidez marcante e sua polpa é mais delicada. 

Pitaya (ou fruta-dragão): É um tipo de cacto nativo da América Central,que ganhou destaque e maior produtividade no Vietnã. Possui casca grossa, escamas triangulares. Sua parte interna é branca e possui gosto doce, com sabor bastante agradável. A textura da polpa da pitaya lembra a do kiwi ligeiramente. Existem também variedades de polpa cor púrpura. 


Physallis: Também chamada de camapu, a physallis é uma fruta que nasceu na região amazônica. É uma fruta pequena e de cor amarelo-alaranjado. Seu sabor é penetrante, levemente doce com notas azedas. 
 


Rambutã (ou rambutan): Lembra uma lichia na versão peluda. É natural das Filipinas e da Indonésia. Rambutan traduzido significa, de fato, cabeludo. É uma fruta bastante perfumada. Possui leve acidez. É mais marcante que a lichia e seu sabor remete ao de uvas.



Tâmara: A tâmara possui cor castanha, textura carnuda, cremosa, sabor característico e gosto doce. É bem mais comum encontrá-la seca, mas vale a pena degustá-la fresca também. 


 

Já experimentou alguma dessas? 

Referências: Livro Ingredientes, Livro Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, site hypescience.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...