segunda-feira, 8 de julho de 2013

Cardamomo

O cardamomo¹ é consumido na Índia há mais de 2000 anos. Foi levado à Constantinopla e à Escandinávia por meio dos vikings e das rotas de caravanas. 

O cardamomo é uma semente oriunda de plantas da família do gengibre², muito utilizada como tempero. É o terceiro condimento mais caro do mundo, ficando atrás somente do açafrão e da baunilha.

É uma especiaria de sabor forte, pungente, defumado, terroso, com toques adocicados e frutados, notas de limão, eucalipto e cânfora, que remete a grande frescor e pureza. Possui propriedades digestivas, expectorantes, diuréticas, antissépticas e laxantes. Porém deve ser consumido com parcimônia, pois em grandes quantidades causa náuseas.

Como condimentos, são utilizadas as vagens secas, que variam da cor verde ao verde-âmbar. Eles nascem espontaneamente no sul da Índia, no Sri Lanka, Tanzânia, Vietnã e Papua-Nova Guiné. Mas é a Guatemala quem mais exporta essa semente.

Na Índia, é bastante utilizado na mistura de temperos e condimentos, como, por exemplo, nas masalas³. O cardamomo também está presente na composição dos cafés árabes.

Seu sabor é bastante versátil, combinando com pratos salgados e doces, como pratos quentes, ensopados, carnes, massas, pães, folhados, bolos, pudins, sorvetes, frutas e muitos outros.


 Ao comprar, selecione cardamomos de casca íntegra, sem manchas ou furos. Dentro, deve conter sementinhas pequenas de cor marrom bem intensa e que devem estar levemente úmidas (semente cinza e seca indica produto velho). 

Para utilizar, retire das cápsulas que envolvem as sementes os pequenos grãos e utilize-os como tempero. Dê sempre preferência aos cardamomos em seu envoltório, evitando ao máximo comprar os grãos em pó, pois perdem seu aroma facilmente e podem ser adulterados.

(¹) Cardamomo, nesse caso, refere-se ao cardamomo-verde ou cardamomo-verdadeiro, cujo nome científico é Elettaria cardamomum. Porém, existem outros gêneros de cardamomo, como o Amomum e o Aframomum.
(²) A família do cardamomo e do gengibre é a Xingiberaceae.
(³) Masalas: Palavra genérica utilizada para designar as diversas misturas de temperos, ervas e especiarias da cozinha indiana, que normalmente são frigidas com ghee (tipo de manteiga clarificada) para potencializar os aromas.
Referências: Livro Ervas e Especiarias e aromasesabores.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...