quarta-feira, 17 de julho de 2013

Batata

A batata é um tubérculo da família das Solanáceas que é cultivado há mais de sete mil anos no continente sul-americano, possivelmente originário da região dos Andes Peruanos. No início de sua existência, a batata era mal-formada, pequena e com grande variedade de cores, porém possuía gosto amargo. Em 1533, o espanhol Francisco Pizzaro encontrou batatas entre os incas peruanos.

Mas esse tubérculo só passou a ser consumido mundialmente a partir do século XVI, quando os espanhóis Francis Drake e Walter Raleigh levaram as batatas para a Europa, que, por sua vez, disseminou-as pelo planeta.

As batatas já foram consideradas comida maldita, por associarem a elas as enfermidades ocorridas na Europa, como a sífilis e a lepra.Os europeus também acreditavam que as batatas eram tóxicas. Ela servia apenas para alimentar pessoas miseráveis e gado. Mas, na França do século XVIII, as batatas ganharam importância e destaque na gastronomia graças a Antoine Augustin Parmentier, que passou a estudar as batatas da França e sugeriu o uso desse tubérculo para acabar com a fome da população. Assim, as batatas foram introduzidas na corte de Luís XVI.

Atualmente, existem mais de 4000 tipos de batatas espalhados pelo mundo, sendo comestível uma quantidade que varia entre 100 e 250. E, hoje, a batata tem grande importância na alimentação das populações.

Ao selecionar batatas, verifique se essas não estão germinadas (sem brotos). Escolha as de consistência firme, sem coloração alterada, com casca lisa, fina e sem manchas, aparência limpa. Devem ser armazenadas sob temperatura amena, pois se deterioram com facilidade. Esse tubérculo pode ser consumido em qualquer estágio de seu crescimento.

A cor verde na casca da batata indica presença de solanina, um composto que consumido em grande quantidade faz mal à saúde. Esse composto também pode estar presente nos brotos, motivo esse para não consumir batatas com manchas verdes ou germinadas.

As batatas são muito versáteis. Podem compor saladas, estar em massas como gnocchi¹, ser ingrediente principal de purês ou simplesmente serem fritas, salteadas levemente, assadas, recheadas, gratinadas e até guarnecer carnes com molhos suculentos.

As batatas mais conhecidas no Brasil são: A inglesa, a doce e a Asterix.


As batatas inglesas são chamadas assim porque foram trazidas ao Brasil pelos ingleses. São compostas por cerca de 80% de água, têm formato arredondado, grande variedade de tamanhos, casca fina amarela, polpa branca levemente amarelada e sabor suave. Já a batata doce possui casca mais grosseira e sua cor interna é mais escura. Enquanto a batata Asterix tem a polpa mais firme e consistente e é ideal para preparação de batatas fritas. Tem cor mais amarela e sua casca é rosa, motivo pelo qual também é conhecida como batata rosa. É uma ótima opção para produzir nhoque.

Mesmo estando entre os quatro alimentos mais consumidos no mundo, a batata não tem o destaque que merece em território brasileiro, apesar de ser um produto barato, saboroso e versátil.

(¹) Nhoque, tradicionalmente escrita como gnocchi.
Referências: Livro Técnicas de cozinha profissional, Livro histórias, lendas e curiosidades da gastronomia,Livro O que Einstein disse a seu cozinheiro, site omeujardim, blog do heikograbolle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...