segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pâte à choux e suas derivações

A pâte à choux mais antiga surgiu no século XVI, em território francês. Foi criada pelo Chef Pantarelli, da corte do Rei Henrique II e da italiana Catarina de Médici. Com o tempo, a receita foi sendo modificada, o que ocorreu inclusive no século XVIII, quando o confeiteiro Avice aperfeiçoou a receita, criando a famosa massa choux e a éclair, conhecida, no Brasil, como bomba.

A pâte à choux é uma massa bem versátil, admitindo sua utilização em inúmeras receitas, sendo elas doces ou salgadas, como a éclair (a famosa bomba) e os profiteroles, além do Saint honoré, beignets, Paris brestfunnel cake e muitas outras.
Essa massa possui consistência cremosa, sendo manuseada com auxílio do saco de confeitar. É uma massa de resultado bem leve, cujo vapor gerado se expande durante a cocção no forno, formando muitas cavidades dentro dela. Esses orifícios proporcionam um excelente espaço interno para adição de recheios variados.Além disso, sua parte externa é crocante e sequinha, dando um resultado final sensacional.

A seguir, a deliciosa receita da pâte à choux.

Receita:

Ingredientes da massa choux:
250ml de Água
100g de manteiga
150g de farinha de trigo peneirada
4 ovos inteiros

Modo de preparo da massa choux¹:
Leve ao fogo uma panela com a água e a manteiga. Quando o conteúdo estiver fervendo, abaixe o fogo e acrescente rapidamente toda a farinha de trigo. Misture bem até obter uma massa de consistências firme e, então, retire do fogo.

Em uma batedeira, misture a massa até esfriar (deve estar abaixo de 60º C) e, então, acrescente os ovos vagarosamente, um de cada vez. Pare de bater quando a massa estiver homogênea.

Unte com manteiga uma assadeira e polvilhe com farinha de trigo.

Acrescente a massa em um saco de confeitar com bico perlé e modele a massa (de acordo com o resultado que desejar obter), colocando-as individualmente na assadeira, deixando bastante espaço entre elas, para que possam crescer sem unir umas com as outras.

Asse em forno pré-aquecido, em temperatura média, de aproximadamente 180 ºC. O resultado é uma massa crescida, leve, dourada e com interior sequinho.
Para verificar se o tempo de forno foi suficiente, retire uma unidade e abra, verificando se, por dentro, ela ainda está úmida ou se já secou apropriadamente.


Existem variações na receita dessa massa. Uma delas é substituir o teor de água por leite. Caso opte por essa mudança, saiba que o resultado será menos crocante (e consequentemente agregará mais maciez devido à gordura contida no leite).

Agora que já conhecemos a pâte à choux, apresentaremos duas receitas básicas derivadas dessa massa: a bomba de chocolate e os profiteroles.


1.Bomba de chocolate:

Massa: 12 bombas oblongas prontas de pâte à choux com 8cm de comprimento

A) Recheio: Creme de confeiteiro
Ingredientes:
250g de leite
40g de açúcar cristal
20g de farinha de trigo
½ fava de baunilha.
10g de manteiga
2 gemas

Modo de preparo do creme de confeiteiro:
Em uma panela, misture todo o leite e metade do açúcar e espere ferver.
Em um bowl², coloque o leite frio, as gemas, a farinha de trigo e a outra metade do açúcar e bata com um fouet³ até ficar uniforme.

Acrescente o leite morno delicadamente e, aos poucos, misturando vigorosamente.

Quando a mistura estiver uniforme, coloque-o em uma panela e leve ao fogo médio. Corte a fava de baunilha e adicione seu conteúdo (sem a fava) na panela. Misture bem até que adquira consistência cremosa. 

Acrescente a manteiga e retire do fogo. Reserve, protegendo o creme com filme de PVC.


B)Cobertura: Ganache
Ingredientes:
120g de chocolate ao leite
35g de chocolate meio amargo
75g de creme de leite fresco

Modo de preparo da ganache:
Aqueça o creme de leite. Pique os dois tipos de chocolate e aquecer em microondas na potência 50% por aproximadamente 2 minutos, pausando na metade do tempo para mexer e verificar a consistência.  Misture com o creme de leite até adquirir cor uniforme.


C)Montagem:
Faça um furo em cada uma das bombas e, com auxílio do saco de confeitar, acrescente o creme de confeiteiro em seu interior. Cubra cada uma das bombas com a ganache.

2.Profiteroles:
Massa: 18 bombas redondas de pâte à choux
A)Recheio:
1 litro de sorvete de baunilha (no Brasil, conhecido também como sorvete de creme)

B)Cobertura: Calda de chocolate
250ml de creme de leite fresco
200g de chocolate meio amargo

Modo de preparo da calda de chocolate:
Pique o chocolate e derreta-o em microondas4 na potência de 50% por aproximadamente 2 minutos, parando na metade do tempo para mexer e verificando a consistência.

C)Montagem: Recheie a massa com o sorvete de baunilha e cubra com a calda de chocolate quente.

E que delícia é comer um profiterole quentinho, com um sorvete gelado derretendo na boca!

Para finalizar, apresento uma variação sensacional: A bomba salgada de salmão defumado:

Nas devidas proporções, recheie bombas redondinhas com cream cheese, salmão defumado fatiado bem fino e decore com salsinha. Fenomenal!




(1)Choux: termo do francês que traduzido pode significar couve-flor e também repolho.
(2) Bowl: Utensílio redondo, de materiais variados, utilizado como recipiente para diversos ingredientes e também como utensílio auxiliar na execução de receitas. 
(3) Fouet: Utensílio utilizado para bater, misturar, aerar e homogeneizar diversas preparações.
(4) Como os tempos de microondas são variáveis, a melhor solução é verificar o ponto do chocolate, que deve derreter suavemente em temperatura bem baixa.
Referências: Livros A ciência da culinária, El libro de lasTecnicas de Cocina e Senac SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...